Vocações da Porciúncula: Frei Franklin Matheus

O mês de janeiro é conhecido como o mês das férias e durante este período recebemos muitas visitas.  Na última semana recebemos a visita do Frei Franklin Matheus e conversamos sobre o período de formação do frade que pertence a nossa comunidade paroquial. 
Frei Franklin Matheus, 24 anos, atualmente mora na cidade de Petrópolis, na fraternidade Sagrado Coração de Jesus.

– Como você chegou ao desejo de ser franciscano?
Frei Franklin Matheus: Foi um processo bem longo, porque quando eu entrei para esse processo de discernimento vocacional… eu entrei ainda para cursar o ensino médio. O objetivo principal era a conclusão dos estudos escolares. O tempo foi passando e o acompanhamento foi sendo feito, na cidade de Ituporanga/SC, no Seminário São Francisco de Assis, o desejo de querer conhecer mais foi aumentando, mas o objetivo inicial de quando eu fui foi para concluir os estudos. Com o passar dos anos, a gente foi conhecendo mais sobre a vida de São Francisco, sobre o carisma dele e fomos nos apaixonando e dando continuidade a todo o processo de formação.

– Em qual etapa da formação está agora, Frei?
Frei Franklin Matheus: Dentro do processo formativo, fazemos as etapas de discernimento que é chamado de: aspirantado e postulantado. E depois, o noviciado, que é quando a gente toma uma grande decisão de realmente assumir esse carisma dentro da nossa vida de forma temporária. A partir do noviciado a gente se torna Frei, recebe esse título à frente do nosso nome, recebemos o hábito franciscano e no final daquele ano de experiência a gente faz os votos de: sem nada de próprio, obediência e castidade, para viver um ano e durante um grande período que é o chamado “período da profissão temporária” ou votos simples, a cada ano vamos renovando os votos de acordo com a caminhada que vamos fazendo durante o processo formativo. Eu estou neste período da profissão temporária, no meu quinto ano de renovação do votos. Então, eu estou há 5 anos renovando esses votos, mas esse ano de 2024 tenho uma grande expectativa, porque eu estou em uma etapa que começamos uma grande preparação para os votos solenes, ou seja, ao invés de ser temporário passamos a ser definitivos na Ordem Franciscana com a profissão solene. É costume, no segundo ano da teologia, você fazer essa preparação e esses votos. Eu estou nesta etapa, de profissão simples, renovada no dia 06 de dezembro, mas entrando em 2024 com essa expectativa e essa esperança de me preparar cada vez mais para a profissão solene e os votos definitivos. Desde já, a gente conta com a oração e as preces de cada um de vocês. 

– Qual conselho você dá para quem quer seguir a vida religiosa?
Frei Franklin Matheus: É um desafio muito grande a vida religiosa, ainda mais a vida religiosa franciscana. Eu costumo dizer que ser franciscano não é para qualquer um, porque é um modo de ser no mundo. A gente quando tem Francisco como principal ator do seguimento a Jesus Cristo, a gente tem um posicionamento muito claro perante a toda uma vida da sociedade. Ser franciscano é assumir essa grande identidade de ser profeta, de ser anunciador, de ser um grande motivador na vida do mundo. A partir, principalmente, dos valores franciscanos. Então, se você quer ser uma pessoa que quer transformar o mundo a partir das experiências e do carisma franciscano, a vida religiosa franciscana é para você. Porque essa vida franciscana não deixa a gente parado, temos que ser profetas, ser anunciadores das maravilhas de Deus do jeito que Francisco é, do modo que ele é, do carisma que ele é e que ele deixou para cada um de nós. Talvez a grande motivação e o grande conselho seja esse: se você realmente deseja mudar sua vida e ser um ator modificador na sociedade, ser franciscano é um desses meios de mudança de vida. Seja para o mundo, seja na sociedade, seja para você. Esse é um grande conselho, a gente sabe que é um grande desafio ser frade, assumir essa identidade e esse carisma, mas que também temos outras formas de ser franciscanos no mundo. Lógico ser Frade, ser uma irmã, um membro da OFS (Ordem Franciscana Secular) ou da Juventude Franciscana é um desafio, porque é o carisma que está sempre em foco, coordenando e dando essa diretriz para nós. Nunca fugindo da experiência e do olhar de Jesus Cristo, aquilo que Francisco sempre fala: o nosso carisma e o nosso modo de viver é o Evangelho, é o próprio Jesus. 

É sempre uma gratidão retornar da onde a gente saiu, da onde a gente viveu nosso seio de vocação franciscana, né?! É uma alegria sempre estar aqui, rever muitas pessoas, estar junto da paróquia. Gratidão e um muito obrigada por todo apoio que a paróquia dá para nós que somos vocacionados e estamos no processo, mas também desse carisma franciscano que é a nossa paróquia. Como o próprio lema diz, a Porciúncula é um jeito franciscano de ser e de viver essa experiência. Deem apoio aos frades que aqui estão que trabalham, motivem-os para que esse carisma possa irradiar e transformar o mundo, como já transformou e a gente sabe que transforma cada vez mais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print