VOCAÇÃO: CHAMADO DIVINO

Podemos chamar o domingo de hoje como: “domingo da vocação”, uma vez que o tema central bíblico é a vocação: “o chamamento de Deus”. A vocação de Isaías, na primeira leitura (Isaías 6,1), a vocação de Paulo na segunda leitura (1º Coríntios 15, 3) e o chamado dos quatro primeiros discípulos que é a temática do Evangelho (Lucas 5,1-11).

O chamado ao Profetismo, ao seguimento e ao Apostolado serão temáticas das leituras bíblicas deste quinto domingo do tempo comum litúrgico. O Evangelho de hoje, contém três tópicos distintos que se complementam. O evangelista Lucas procede mais por pedagogia do que por motivos cronológicos:

  • Primeiro: a pregação de Jesus ao povo. Jesus surge solitariamente sobre um fundo de multidões ávidas de sua pregação.
  • Segundo: a pesca milagrosa. O velho pescador Simão Pedro confia na palavra de Jesus e convida os companheiros de pesca, dizendo: “vamos buscar águas mais profundas para lançarmos as redes”. Apanharam tanto peixe que tiveram dificuldade de retirá-los.
  • Terceiro: a vocação dos quatro primeiros discípulos, os pescadores. Após o milagre da pesca se dá o chamamento dos irmãos: Pedro e André e os outros dois irmãos: Tiago e João. Após o chamado Jesus declara: “daqui em diante serão pescadores de homens”. E eles deixaram tudo e seguiram Jesus.

Nas três leituras bíblicas deste domingo: Isaías, Paulo e Lucas, podemos perceber que a Vocação tem três momentos distintos. O primeiro é o chamado. O segundo é a proposta de missão de quem chama. O terceiro momento é a resposta concreta e incondicional ao chamamento.

Vocação é seguimento ao chamado divino: entrega incondicional pela fé. Vocação exige tomada de decisão: seja na vida consagrada ou seja na vida matrimonial. Se não houver vocação, não haverá seguimento e nem Sacramento. Haverá ruptura do humano por falta do divino. A verdadeira vocação para ser sacramental, tem que ser humana-divina.

Deus continuamente faz propostas e aguarda as nossas repostas. Como temos o livre arbítrio para ouvir o chamamento que é pessoal. A resposta deve ser pessoal e livre de influência material e humana. O sim ao chamamento deve se dar no silencio interior, pela oração e na fé. Cientes de que fomos chamados, a vocação nos libertará e seremos realizados e felizes na vocação que escolhemos para servir ao Senhor, servindo o próximo.

Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print