Uma Jornada com Jesus

UMA JORNADA COM JESUS

O Evangelho deste domingo (Mc 1,29-39) nos apresenta uma jornada típica de Jesus, situada em Cafarnaum. O texto diz que ao sair da sinagoga, Jesus acompanha Tiago e João e vai até a casa de Simão e André. Ali, diante da sogra de Simão Pedro, que estava de cama com muita febre, Jesus segura a sua mão e a cura. É interessante perceber no texto, que ao ser curada, ela não fica na cama, descansando, como sói acontecer com os doentes comuns da atualidade. Naquele momento, a sogra de Pedro, curada, se coloca em pé e começa a servir os hóspedes da casa. E isso tudo deve ter acontecido na manhã daquele dia.

À tarde, depois do pôr do sol (v. 37), afluíram a Jesus, muitos doentes e endemoniados. A menção do pôr no texto está relacionada ao final do sábado (shabat), como dia de descanso e de orações, não podendo caminhar além de 600 passos. Por isso que trazem a Jesus os doentes no final da jornada, porque isso exigia esforços da parte de quem os carregava, o que poderia transgredir as normas do judaísmo. E Jesus curou muitos enfermos, livrando as pessoas também de suas forças negativas (demônios).

Quando chegou o final do dia, Jesus poderia muito bem ter continuado a sua missão em Cafarnaum, a pedido dos discípulos. Porém, como afirma o Pe. Johan Konings, Jesus não se deixa privatizar pelo povo de Cafarnaum. De madrugada, deixa a cidade e vai para um deserto, para se alimentar da oração no diálogo com o Pai. E no dia seguinte, vai a outros rincões, na continuidade da sua pregação e cura de doentes.

Aplicando esta página do Evangelho em nossas vidas, nós também podemos fazer a experiência de Deus, ocupando parte de nossa jornada no trabalho, outra parte na oração, outra parte na celebração, outra parte no lazer e no descanso. O importante disso tudo, para que nossa vida não se transforme em rotina, é estar antenado em todos os momentos no Espírito do Senhor, em busca da qualidade de nossos afazeres e de nossa participação na comunidade de fé. Assim, vivemos a nossa jornada cotidiana, sempre seguindo os ensinamentos de Jesus: caminho, verdade e vida!

Frei Ivo Müller

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print