Solenidade de Santa Maria, mãe de Deus

Maria guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração

O primeiro domingo do ano novo reporta, dentro da Igreja, a Solenidade da Santa Mãe de Deus. O Evangelho deste domingo, São Lucas (2,16-21), nos conta como aconteceu a visita dos pastores ao recém-nascido na gruta de Belém.

O anúncio do nascimento se deu, não a Herodes, não aos imperadores e reis da época, mas a um grupo de pastores, que viviam em comunidade na periferia, a cerca de dois quilômetros do centro de Belém. No contexto social da época, os pastores eram rejeitados pelos judeus, pelo fato de terem uma conduta avessa às normas do judaísmo. Não praticavam a religião comum daquele tempo. Não tinha direito à defesa pública, como cidadãos. Não podiam participar da política, nem para votar e nem para ser votado. Eram vistos como ladrões, pelo fato de furtarem ovelhas dos rebanhos alheios. Não obstante estas suas fragilidades, foi a eles que o anjo do Senhor anunciou a grande alegria: o nascimento do Salvador na cidade de Belém (Lc 2,10-11). Então, eles vão às pressas até o lugar da natividade do Menino Deus e lá não encontram a Sagrada família, hospedada num hotel de luxo e a criança num berço de ouro. Simplesmente encontram Maria, José e a pequena Criança, deitada num coxo (manjedoura), onde comiam as vacas e bois naquela fria e humilde gruta. Se inclinaram e adoraram o Menino Deus. Depois, voltaram alegres para o seu trabalho, anunciando a boa nova aos moradores do entorno de Belém.

É interessante perceber que a Mãe do Salvador não se coloca diante da criança de Belém para receber elogios e presentes. Maria permanece sentada, cuidando do Menino, em silêncio. Na quietude de seu coração, ela medita sobre as maravilhas de Deus, que se encarnou na humanidade. Neste silêncio contemplativo, ela entende melhor a sua missão, desde o anúncio do Anjo Gabriel, sendo que a partir do seu consentimento dado, ela se torna a Mãe do Messias esperado.

Neste primeiro dia do ano, meditemos em nossos corações, famílias e comunidades, sobre as maravilhas que o Senhor poderá realizar em nós em 2023, iluminados pelo Espírito Santo e tendo a Mãe de Deus, como nossa intercessora!

Frei Ivo Müller

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print