Revivendo a Festa de Santo Antônio

Depois de dois anos… a Festa de Santo Antônio da Porciúncula foi retomada. Mais do que quatro dias de festa externa, a comunidade foi convidada a peregrinar muitos dias junto com Santo Antônio. A Trezena de Santo Antônio, os treze dias que antecederam a festa, convidaram a reflexão sobre a sinodalidade e o caminhar juntos quanto Igreja.

No dia 10 de junho, teve início os festejos na Rua Miguel Couto, lateral da igreja, com barracas, música e muita alegria. O pároco Frei Salésio Hillesheim, fez uma mensagem de abertura: “Estamos, novamente, depois de dois anos de interrupção forçada, revivendo este momento significativo para toda a nossa Comunidade Paroquial da Porciúncula, a festa de Santo Antônio. Com carinho, lembramos muitos de nossos irmãos e irmãs ainda convalescentes, e entregamos a Deus outros tantos que nos deixaram.” concluiu. A festa externa seguiu até o dia 13 de junho, dia de Santo Antônio.

Dia 12, domingo, a paróquia promoveu a 2ª edição da Carreata de Santo Antônio pelo bairro de Icaraí. A Carreata foi iniciada em 2021 diante da impossibilidade de Festa por conta da pandemia da COVID-19. O sucesso se repetiu e Santo Antônio foi levado para interceder cada pessoa que passa na rua.

No grande dia de Santo Antônio, a vasta programação começou às 6h30 com a primeira missa do dia celebrada pelo Frei Sergio Pagan e assim seguiu com mais Missas e Bênçãos. A missa das 11h foi celebrada pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende. Durante sua homilia, Dom José falou aos presentes sobre a beleza do conhecimento da Palavra de Deus que Santo Antônio tinha. Dom José afirmou ainda a dedicação aos pobres “Acima de tudo, em meio a pregação, falava ao coração das pessoas de uma forma muito contundente e forte. Ele defendia os pobres, defendia a justiça, defendia a dignidade de todos. Enquanto muitos queriam explorar os mais pobres, ele trabalhou para que em Pádua se fizesse uma lei, onde as pessoas mais pobres não pudessem ser presas, por não poder pagar as contas. Defendendo a dignidade da pessoa humana no seu amor para com todos. Nós podemos dizer que a vida de Santo Antônio no estilo de Deus pela proximidade, pela caridade e pela compaixão.”

 


No dia festivo, a Paróquia contou ainda com visitantes: Frei Marx e Frei Tiago, do Serviço Franciscano de Solidariedade – SEFRAS. Os Frades fizeram o lançamento oficial da campanha “Cidade Maravilhosa para Todos”. A campanha “Doe R$1” tem como objetivo arrecadar fundos para a criação de uma casa de acolhimento para a população em situação de rua. A casa terá capacidade de atender mil pessoas diariamente. Só no Centro do Rio hoje, vivem mais de 7 mil pessoas em situação de rua. “Nós, como franciscanos, não podemos ficar de braços cruzados. Santo Antônio, no passado, pegou o pão do convento e deu aos pobres. Hoje, nós queremos fazer um gesto pequeno e quero contar com vocês! Nessa campanha nós pedimos 1 real, exatamente, ao menos 1 real. Certamente com todo mundo doando, ainda será pouco para comprar um espaço para o projeto, mas se todos ajudarem a divulgar, de pouco em pouco, nós chegamos lá” concluiu Frei Max.
Durante o dia, houve distribuição dos tradicionais pães e bolo de Santo Antônio. As bênçãos de Santo Antônio aconteceram de meia em meia hora.


Frei Alan Leal, recém-ordenado e que visitou a paróquia durante a festa, realizou uma das bênção de Santo Antônio, reforçou como Santo Antônio deve ser o modelo para ser seguido. “Encontremos nele a inspiração para seguirmos a Jesus Cristo. Todos os dias de nossas vidas acordemos, peçamos a intercessão de Santo Antônio, mas também, desejemos ardentemente viver como ele viveu. Levando o pão e partilhando com aqueles que necessitavam, levando nosso Senhor Jesus Cristo, como nós vemos na imagem de Santo Antônio no seu braço. Levando esse Senhor, esse Jesus bondoso e amoroso para as pessoas e não levando somente com os nossos lábios falando dele, mas com as nossas atitudes para com todos que se encontrarem conosco.”

A última missa, às 19h, foi presidida pelo pároco, Frei Salésio Hillesheim. O pároco fez um agradecimento a todos os presentes e reforçou que precisamos nos comprometer a ajuda os que sofrem. Os que sofrem hoje com a fome, os que sofrem diversas dificuldades e a ajuda começa por cada um dos cristãos. “Nós somos aquela porção necessária para começar”. Após a celebração, uma procissão pelas ruas do entorno da Igreja encerrou as festividades de Santo Antônio em 2022.

 

 

Fotos: Carlos Papacena

Agradecimentos:
A todos os componentes de organização da festa, voluntários, pastorais, funcionários e diversas equipes das frente de trabalhos.
Agradecemos a Prefeitura de Niterói por todo suporte em todas as solicitações e pela assistência.
Agradecemos a Guarda Municipal que durante todos os dias de festa se fizeram presente.
Agradecemos a NITTRANS pelo apoio durante a Carreata e Procissão, garantindo a segurança de todos.
e nosso agradecemos a você, querido paroquiano e paroquiana, por se fazer presente conosco.

Paz e Bem!

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print