Reflexão do Evangelho

RECEBEI OS 7 DONS DO ESPÍRITO SANTO 

O dia de Pentecostes, se dá no mesmo dia da Ressurreição, segundo o Evangelista João 20, 19: Jesus aparece aos Apóstolos de maneira inesperada e transmite em primeiro lugar a paz: “a Paz esteja convosco”. Em seguida, Jesus os envia para a Missão soprando sobre eles e dizendo: “recebei o Espírito Santo e aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados”.  Jesus assim cumpre a promessa que lhes tinha feito várias vezes: “como o Pai me enviou Eu vos envio, recebei o Espírito Santo”.

Segundo a explicação do Teólogo Carmelita, Frei Carlos Van Basten, os Dons do Espírito Santo: são as manifestações de Deus. Vejamos o significado dos 7 Dons do Santo Espírito de Deus e como se fazem presentes em nossa vida.

  1. Dom da Piedade: é o Dom de acolher o diferente e banhá-lo com afeto para integrá-lo na própria experiência de vida, na vivência da Fé. Seus frutos são: o acolhimento, a fraternidade e a reconciliação.
  2. Dom do Temor a Deus: ter respeito ao Sagrado. É o Dom da sensibilidade interior e se deixar guiar por Deus. Seus frutos são: respeito incondicional, busca da transcendência e a gratuidade diante do sagrado.
  3. Dom da Fortaleza: é o Dom de não se deixar intimidar diante das dificuldades da dor e do sofrimento. A busca de Deus por amor. Seus frutos são: coragem na dor e decisão diante das tentações.
  4. Dom da Inteligência: é o Dom de olhar para além das aparências. É buscar com sabedoria o que é eterno e não se deixar levar pelo transitório. Seus frutos são: confiança e bom senso nas escolhas diante do que o mundo oferece.
  5. Dom da Ciência: é o Dom de separar e entender as diferenças de cada ser humano. Reconhecendo os talentos e a beleza de cada um, segundo a imagem do Criador. Seus frutos são: descobrir a bondade e a grandeza de cada criatura.
  6. Dom do Conselho: é o Dom pelo qual o Santo Espírito abre a mente e o coração dos que creem e se deixam guiar pelo Espírito Bom. Seus frutos são: a solidariedade, o diálogo, a tolerância e a paciência.
  7. Dom da Sabedoria: é o Dom de experienciar e reter o que é Bom. É o Dom de saber ouvir e auscultar. Seus frutos são: o amadurecimento, a paz interior e a grandeza da humildade para servir.

 

Nesta semana, dia 31 de maio, quarta-feira, dia da festa da Visitação de Nossa Senhora, se dará a abertura de nossa TREZENA DE SANTO ANTÔNIO. Vamos participar da maior festa religiosa e popular de nossa Comunidade da Porciúncula de Sant’Ana de Niterói.

 

Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print