Reflexão do Evangelho

SER CRISTÃO É SER FIEL AO EVANGELHO

A paz de Jesus não é a paz que o mundo oferece: “eu não vim trazer a paz que o mundo vos dá, a injustiça, a violência, o egoísmo, a falta de amor e a mentira”, segundo o Apóstolo Paulo aos Efésios 2,14. Para alcançar a paz de Jesus é preciso uma guerra contra o mal, contra a mentira, a desigualdade e a traição. É necessário iluminar as trevas com a luz de Cristo e clarear a mentira com a verdade da fé.

O cristão não pode ser neutro, passivo ou ausente, mas tem que ser profeta da verdade, apóstolo do Evangelho e da Boa Nova, por palavras e atitudes. Ter uma fé comprometida com o necessitado, com o carente, com aquele que não tem voz e nem o necessário para viver dignamente. O Evangelho é vida! Como o próprio Cristo se define: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.”

Jesus é o profeta que não se cala, assim como foram todos os profetas: João Batista, Isaías e hoje, na primeira leitura da liturgia deste domingo, Jeremias. O profeta não se cala diante das injustiças, das imoralidades, da fome e das necessidades. Jesus, o maior dos profetas, teve um final semelhante a todos os profetas que o antecederam: a morte. Na história do mundo sempre houve profetas, assim como hoje. Pelo Sacramento do Batismo, somos ungidos para sermos: reis, sacerdotes e profetas. Temos a missão sagrada: de anunciar a Boa Nova do Evangelho e denunciar o pecado.

Meditando os textos bíblicos da nossa liturgia de hoje: o profeta Jeremias 38; a Carta de Paulo aos Hebreus 12 e o Evangelho de Lucas 12, poderíamos nos perguntar, que tipo de Igreja somos hoje? Que tipo de cristãos somos nós? Somos realmente profetas? Por que tantos abandonam a religião? Somos católicos realmente ou apenas de nome? Por que é mais fácil trocar de religião do que de um time de futebol? Seria a nossa falta de testemunho de fé?

Os primeiros cristãos assim eram reconhecidos: “vejam como eles se amam”. Vejam como eles são alegres e felizes. Como eles se respeitam. São verdadeiramente irmãos. Esta era a nossa igreja primitiva: todos se respeitavam e se amavam porque alimentavam da fé viva e vivida nos gestos e atitudes. Esta é verdadeira Paz que nos leva ao Pai. Senhor, fazei de mim instrumento de vosso Paz.

 

Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print