Reflexão do Evangelho

QUEM É JESUS?

A passagem evangélica de hoje, Mateus 16,13-20, com suas perguntas e respostas parece fácil de entender, apesar da acumulação de imagens e traços semitas: pedra, edificar, poder do inferno, chaves, ligar e desligar. Mas um exame detalhado do texto, suscita interrogações inevitáveis, que são eco das duas perguntas de Cristo aos discípulos: “Quem dizem as pessoas que é o Filho do Homem?” E a segunda pergunta: “E vós quem dizeis que Eu sou?” A resposta só pode ser dada a partir da Fé.

A resposta dos discípulos à primeira pergunta é bastante óbvia. O povo te chama de Rabi de Nazaré, de Profeta pela sua doutrina e milagres. Alguns te confundem com João Batista, outros com o Elias e até com o profeta Jeremias.

Mas Jesus continua a perguntar: e vocês que caminham comigo e me seguem: “quem dizeis que eu sou?” Pedro sempre é o primeiro a se manifestar e em nome de todos diz: “Tu és o Messias, Filho do Deus vivo”. A afirmação cristológica que supõe já a revelação do Pai, como diz Jesus, é a Fé pascal.

Pela coragem e ousadia de Pedro de confessar-se publicamente, Jesus o escolheu de maneira formal: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. A pedra escolhida é Pedro, em aramaico Kefas, em grego Petros. Jesus troca o nome de Simão por Pedro, a pedra escolhida, a pedra angular da Igreja nascente. Na Bíblia dar nome a uma pessoa significa conferir-lhe uma missão especial.

Depois Jesus acrescenta: “dar-te-ei as chaves do reino dos céus, o que ligares na terra, será ligado no céu e o que desligares, ficará desligado”. As chaves significam a autoridade e o governo sobre os demais discípulos. O poder de ligar e desligar expressa a autoridade, o governo, o magistério, o discernimento, o primado eclesial.

A segunda pergunta de Jesus é mais decisiva e requer uma resposta pessoal: “E vós quem dizeis que eu sou?” Quem é Jesus para mim? Quem sou eu diante de Jesus? Neste momento podemos refletir as palavras de Jesus: “o que fizeres a um dos meus irmãos, é a mim que estais fazendo”. Portanto, Jesus está presente em cada um de nós e em todos aqueles que encontrarmos pelo caminho.

Cristo é um ser vivo e encarnado, uma pessoa presente em cada ser humano. Acreditamos que está vivo e presente, como ressuscitado no mundo hoje e sempre. A quem poderemos seguir? “Só tu tens palavras e ações de vida eterna”, segundo Pedro. Quem é Jesus para mim? Como posso vê-lo no irmão ao meu lado? Pela compaixão e pela Fé!

Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print