Reflexão do Evangelho

NÃO TENHAIS MEDO

O texto que vamos refletir hoje é de Mateus, capítulo 10. O texto está dentro do contexto do discurso missionário de Jesus, instruindo os Apóstolos, no momento da partida para a primeira missão. O que o Senhor diz aos apóstolos é dirigido a todos os cristãos, também ao mundo de hoje. Veremos quais são as atitudes do cristão.

A primeira atitude do cristão é a coragem de testemunhar a fé. Sem medo de anunciar o Evangelho. Ter audácia e paciência! O próprio Senhor nos alerta no Evangelho de hoje: “não tenhais medo dos homens, que tiram a vida do corpo, mas não do Espírito e nem a liberdade interior”. A Providência Divina cuidará de cada um dos seus filhos, para que nenhum se perca. A força do Evangelho está na vivência da Palavra. Tudo deve ser dito à luz do dia. Se prega pelo testemunho e exemplo, começando em casa.

A segunda atitude é o testemunho a favor de Cristo: “todo aquele que se tiver declarado por Mim diante dos homens, também Eu Me declararei por ele diante de meu Pai que está nos céus”. Confessar a fé cristã por palavras e atitudes, não somente nas situações limites da fé, mas numa atitude diária, diante da família, da comunidade e na vida profissional. O secularismo e até o ateísmo nos tornam frios diante das manifestações do Senhor em nossa vida.

São múltiplos os medos que nos invadem e nos aprisionam. Um deles é o medo religioso. Hoje são muitos os cristãos que têm vergonha de sua religião e por isso não manifestam a sua fé. Seja dentro da sociedade ou até mesmo dentro da própria família, na educação dos filhos, não assumindo a educação cristã e se deixando levar pela frieza ou tibieza da fé ou pelo ateísmo.

São Paulo declarava não se envergonhar do Evangelho no meio da sociedade greco-romana do seu tempo, totalmente paganizada, mas nós sim, por medo ou quando somos questionados, nos silenciamos. Com medo não se pode servir a Deus. A solidez da fé coloca o cristão à prova a cada dia, seja no trabalho ou na vida familiar. São muitas as oportunidades em que somos colocados à prova da fé: viver os sacramentos, como o matrimônio com fidelidade, a honestidade na vida profissional, a justiça e os direitos humanos, a ética religiosa e a moralidade.

“Vejam como eles se amam”. Vemos aqui o verdadeiro testemunho de fé e coragem nos primeiros cristãos.  O maior testemunho de fé se dá no amor, que se traduz em caridade: “amai-vos como eu vos amei”. Os cristãos eram reconhecidos pela prática:  da caridade e do amor e nada lhes faltava. O amor completa no humano o que falta no mundo.

Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print