O amor vai ao encontro

A palavra de hoje é: ir ao encontro daquele que se perdeu, ou, eu o perdi. Restabelecer o elo da unidade para que a seiva do amor restabeleça a vida. Se necessário corrigir, podar, como se faz na vinha, para produzir mais. Porque corrigir é amar, quando se faz por amor e com amor. O perdão não se dá apenas na interioridade, mas requer a atitude do encontro e do diálogo, na humildade de quem perdoa e é perdoado, do ofendido e do ofensor.

Sair e ir ao encontro da ovelha perdida é dar oportunidade de trazer à vida novamente, sem porquês, sem julgamentos e se necessário for carregar nos ombros, aquela que se perdera, porque ela também pertence ao rebanho. O amor não marginaliza e sobretudo não exclui.

A misericórdia divina é uma constante bíblica, de toda a história da salvação humana, pela morte de Jesus na cruz, pelos nossos pecados. O ápice da misericórdia se dá em Cristo Ressuscitado, rosto misericordioso de Deus. A misericórdia se faz presente nos momentos difíceis: Moisés a encontrou no deserto ao conduzir o povo à Terra Prometida. Paulo Apóstolo, em sua Carta a Timóteo, proclama a misericórdia e a compaixão de Deus pelo seu povo.

Os Evangelhos são repletos de parábolas sobre a misericórdia divina. É uma constante nas homílias de Jesus: falar da paixão, da compaixão e da misericórdia. Jesus não apenas proclama o perdão, Ele vai ao encontro do pecador e da pecadora, do perdido e do caído e carrega nos ombros a ovelha perdida ou abre os braços ao filho que retorna à casa arrependido.

Só realmente é feliz quem é capaz de se reconciliar consigo e com o próximo, abrindo os braços ou oferecendo os ombros como o bom Samaritano. Perdoar é dar vida. Negar o perdão, a misericórdia, é matar na alma e no coração. É impossibilitar que a seiva do amor possa renascer e ressuscitar o ofendido e o ofensor, pedindo ou oferecendo o perdão.

A Bíblia, celebrada neste mês de setembro, é a mais bela Carta de Amor, escrita por Deus para nós, seus filhos amados.

Frei Sergio Pagan

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print