Dom José Francisco emite nota de pesar pela morte de Bento XVI

Com a certeza de fé no mistério da ressurreição, a Igreja Arquidiocesana de Niterói, em comunhão com toda a Igreja presente no mundo, recebeu com pesar a notícia do falecimento do Papa emérito Bento XVI nesta manhã do último dia do ano de 2022.

Cada passo de sua vida, como presbítero, teólogo, bispo e Papa, foi vivido a serviço do Evangelho de Jesus Cristo e da Igreja. Após sua eleição como Papa, no dia 19 de abril de 2005, ele se apresentou na Praça de São Pedro como um simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor. E porque foi humilde ele foi grande: grande teólogo, grande pastor, grande no seu zelo e diálogo com o mundo em profundas transformações. O seu pontificado, na trilha do pontificado de São João Paulo II, foi marcado por inúmeras viagens missionárias, mas também por incompreensões vividas com o testemunho de fé e de caridade.

Rezando pelo seu descanso eterno, com o coração agradecido a Deus, que nos presentou com o dom do Papa Bento para a nossa Igreja e para o mundo, recordo as oportunas palavras do Papa Francisco: “Neste momento, o pensamento se volta espontaneamente para o querido Papa emérito Bento XVI, que nos deixou esta manhã. Com comoção recordamos a sua pessoa tão nobre, tão amável. E no coração sentimos tanta gratidão: gratidão a Deus por tê-lo dado à Igreja e ao mundo; gratidão a ele, por todo o bem que fez e, sobretudo, por seu testemunho de fé e oração, especialmente nestes últimos anos de sua vida retirada. Só Deus conhece o valor e a força da sua intercessão, dos seus sacrifícios oferecidos pelo bem da Igreja”.

Que o bom Deus acolha e recompense o humilde e grande servo de Sua vinha, o Papa emérito Bento XVI!

 

Dom José Francisco Rezende Dias – Arcebispo de Niterói

Fonte: site da Arquidiocese de Niterói

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print