Missa de Apresentação da Nova Fraternidade da Porciúncula

A Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, em Niterói/RJ, apresentou neste domingo, 13 de fevereiro, sua Nova Fraternidade. A Missa de apresentação foi celebrada pelo Frei Sergio Pagan e concelebrada pelo Frei Salésio Hillesheim, pároco, Frei Ivo Müller e Frei Gustavo Medella, vice-provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição. A Celebração contou ainda com a presença do Frei José Luiz, recém-chegado à Porciúncula e Frei Roger, do Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca. Frei Alan, diácono e em preparação para sua ordenação sacerdotal também participou da Celebração. Durante a missa, também foi celebrado os 50 anos de vida religioso do Frei Sergio completados em janeiro deste ano.

No início da Missa, Frei Salésio, pároco e guardião, acolheu todos os presentes e começou as apresentações: “Este momento é um momento de extrema importância para todos nós, para nossa comunidade paroquial. É também um recomeço do nosso caminho, do nosso andar, do nosso ser frade, irmão, juntos. Antes de tudo, hoje também temos a alegria de celebrar 50 anos de vida religiosa franciscana do nosso Frei Sergio.” Seguindo com as boas-vindas, Frei Salésio apresentou a comunidade, os novos frades da Porciúncula.

“Gostaria de apresentar antes de tudo, os nossos irmãos que vão compor nossa fraternidade de agora em diante. O primeiro deles, Frei José Luiz Alves. O Frei José está vindo do Convento de Santo Antônio. O Frei José não tem estola, significa que ele não vai rezar missa para nós e conosco. Ele é um religioso, frade, como nós, mas não ordenado padre. Estará nos ajudando nos mais diversos serviços e atividades sociais da Paróquia. Outro frade que vai compor nossa fraternidade, será o Frei Ivo Müller, ele está vindo de Petrópolis. Bem-vindo ao Frei Ivo! Ele também continuará, em algum momento, com o seu serviço como professor em Petrópolis, mas estará se dedicando integralmente a nossa comunidade. Estamos, com muita alegria, acolhendo os nossos irmãos.

Então, Frei José, Frei Ivo, Frei Sergio e eu (Frei Salésio), formamos a Fraternidade da Porciúncula, a tocar a vida daqui pra frente e sobre tudo, fazermos mais uma vez, estas duplas experiências: experiência de começar, porque cada vez que nós temos o capítulo e a mudança, temos que começar tudo de novo, cada um com seu jeito, mas é um novo começo. E de outro lado também, recomeçar o nosso serviço.”



           A presença dos visitantes Frei Gustavo Medella, vice-provincial e do Frei Roger também foi destaque na apresentação do início da Celebração. “Nós temos alguns frades visitantes, Frei Gustavo Medella, vice-provincial, ele está residindo no Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca.

O Frei Gustavo é uma peça importante da nossa vida como província. Agradecemos pela presença. Outro Frade que está aqui conosco e reside no Convento Santo Antônio, que foi para lá depois que deixou muita saudade por aqui, o Frei Roger. Outro frade que também está aqui hoje é o Frei Alan, ele está finalizando os preparativos para sua Ordenação Sacerdotal, que acontecerá em junho, em Petrópolis. Ele hoje está aqui como diácono. Obrigado a todos pela presença e alegria que nos proporcionam.”

            Após o momento de agradecimentos e apresentações, a missa foi iniciada pelo Frei Sergio. Durante sua homilia, Frei Sergio falou sobre as bem-aventuranças, tema do evangelho e a vida religiosa. “Há uns 20 dias, na Basílica de Aparecida, celebrava junto com meus colegas de turma, entre eles, o Bispo de Osasco, Dom João Bosco. Ele dizia algumas palavras que me impressionaram e hoje me dou a liberdade de reproduzi-las: o mais importante na minha vida é ser frade, há 50 anos deixei o mundo e jurei os votos. Depois estudei, para me tornar sacerdote, mas minha vocação em primeiro lugar, não é sacerdotal é ser Religioso Consagrado Franciscano. Aqui foram apresentados alguns frades. Frades que optaram em ser frades, que é o principal para nós, a nossa vocação é ser frade. Agradeço a deus por ser franciscano, por essa família.”

                       No final da Celebração, Frei Salésio agradeceu a presença de cada pessoa da paróquia. Frei Gustavo Medella convidou os Frades da Porciúncula, da Nova Fraternidade que se apresentassem diante da comunidade. Agradeceu a comunidade pela paciência, carinho, generosidade que sempre acolhe a missão de evangelizar.

Paz e Bem!

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print