Estamos em plena trezena de Santo Antônio, que tem neste ano, como tema central, “Santo Antônio, aqui é nossa missão”. São 13 dias de percurso espiritual. A meta é a de chegarmos a descobrir melhor nossa missão, no aqui de nossos dias, do mesmo modo como o fez Santo Antônio, sempre atento ao que o Senhor queria que ele fizesse, qual caminho desejaria que percorresse, a quem estendesse a mão ou de como poderia servir melhor.
Podemos dizer que ele, o Santo da missão, passou por diversos estágios de encontro com o serviço: no Convento e na Ordem dos Agostinianos, nos cursos de Filosofia e Teologia, no serviço despretensioso de um convento, na ousada busca missionária e também como sacerdote e bispo. Fez, na verdade, um grande caminho de espiritual atenção ao novo que Deus lhe oferecia em cada um de seus momentos.
É assim que aqui, onde estivermos neste momento, Deus nos propõe encontrá-lo e, movidos por ele, nos engajarmos na plenificação de nossa vida e da vida de todos os que nos encontram em nosso “aqui”. “Aqui” é sempre um presente, um agora, um hoje. “Aqui” somos plenos em nosso agora.
Que Santo Antônio nos abençoe. Amém.
Frei Salésio