O tríduo Pascal na Paróquia Porciúncula de Sant’Ana teve início com a Celebração da Ceia do Senhor e Lava-pés.
Foram realizadas missas às 16h, com as crianças da Catequese, e às 18h.
A missa das 18h foi celebrada pelo pároco, Frei Salésio Hillesheim e concelebrada pelo Frei Sergio Pagan. Na homilia, Frei Salésio reforçou a importância da celebração do lava-pés. “A quinta-feira santa é uma espécie de síntese de toda mensagem de Jesus. Tudo aquilo que Ele viveu, tudo aquilo que Ele disse, tudo aquele que Ele praticou de repente em um ato… em um gesto se faz presente.” Após, foi realizada a Vigília Eucarística juntamente com toda comunidade.
Já na sexta-feira santa, Celebração da Paixão e Morte do Senhor. Dia de silêncio, oração, jejum, penitência e contemplação ao amor de Deus. Este foi o sentimento norteador da celebração das 15h. A fraternidade reunida junto com a comunidade, propôs o momento de adoração à santa cruz e oração. No Sermão, Frei Sergio Pagan, destacou sobre o quanto, por vezes, trilhamos caminhos solitários no mundo.
Na celebração do Sábado de Aleluia, iniciamos ainda na escuridão pela espera da ressurreição. A Solene Vigília Pascal foi presidida pelo pároco, Frei Salésio Hillesheim, concelebrada pelos vigários Frei Ivo Müller e Frei Sergio Pagan; e contou com a presença do Frei José Luiz.
Na homilia, Frei Salésio, destacou que o Cristo Ressuscitado dá uma direção à vida de todos.
“ Jesus Ressuscitado muda a rota de todos nós. Foi assim que aconteceu com as mulheres: Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e Salomé. Iam ao túmulo pensando em encontrar um cadáver, um morto… encontram um túmulo vazio. Foram chorar por alguém que elas amavam e tiveram que descobrir que eram mais amadas do que o amor que elas tinham por aquele que elas procuravam. Elas foram olhando para trás, o ressuscitado fez com que elas olhassem para frente. Elas foram movidas pela saudade, o ressuscitado levou-as à compreender que a vida vai para frente. E é por isso que essas mulheres nos indicam também a nós, onde nós podemos errar e qual o caminho que o ressuscitado sempre de novo nos aponta.” destacou o frade
Confira alguns registros do nosso tríduo Pascal:
Fotos: Carlos Papacena