HOJE EU QUERO ENTRAR NA TUA CASA

O Evangelho deste domingo (Lc 19,1-10) é situado na visita que Jesus faz a Jericó, uma cidade pagã da Palestina, próxima ao Rio Jordão. Jesus é acompanhado por uma multidão de gente que procurava milagres, curas e pregações diferentes. No meio da multidão, aparece Zaqueu, que era um homem rico, chefe dos cobradores de impostos. Ele também quer ver Jesus e dá um jeitinho, subindo numa árvore. Quando Jesus o avista, olha Zaqueu e enxerga nele um ser humano diferente, ou seja, entende que se Zaqueu queria ver Jesus, é porque estava interessado em ser seu seguidor, não obstante a sua devassa vida. Ao solicitar que Zaqueu desça da árvore, inicia neste momento o processo de conversão daquele ser humano. Ao afirmar que “hoje eu quero ficar na tua casa”, Jesus percebe que Zaque deu o consentimento para que o Mestre pudesse entrar na sua casa, acolhido como hóspede. Ao receber o Messias em sua casa, Zaqueu abriu o portal de sua vida para que o Cristo pudesse ser o seu objeto de busca. Promete devolver a metade de seus bens aos pobres e às demais pessoas defraudadas em sua atividade profissional.

Em relação à estranheza provocada nos demais seguidores, dentre os quais alguns fariseus, acontece aqui o tão esperado encontro da salvação. Porém, este processo só acontece, porque Zaqueu consentiu que a graça de Deus pudesse transformar a sua vida a partir daquele convite de Jesus, em descer da árvore de sua rotina vivencial e profissional, à diferença de muitos seguidores de Jesus, que não aceitaram a proposta da Boa Nova. Também acontece, porque Jesus reconhece em Zaqueu, não um simples pecador, mas um “filho de Abraão”, diferente dos demais pecadores, porque permitiu que a misericórdia entrasse em sua casa e a partir daquele dia, pudesse bem nortear o seu projeto de vida.

Nas celebrações deste Domingo, pedimos que salvação continue entrando em nossas vidas e a sabedoria de Deus possa bem pautar a vida e atuação do nosso Presidente, a ser eleito hoje, iluminado pelo Espírito do Senhor!

Frei Ivo Müller

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print