Espírito de Assis pela paz

Espírito de Assis: Espiritualidade e oração para manter viva a fraternidade!

No dia 27 de outubro, os cristãos em todo o mundo celebram a vida e o legado de São Francisco de Assis com o Dia do Espírito de Assis. Assim, a Igreja convida a todos a rezar pela paz. A data foi criada pelo Papa João Paulo II, quando se reuniu em 1986, em Assis,  com líderes de várias religiões para um encontro de diálogo sobre a paz. O Papa João Paulo II cunhou o termo “Espírito de Assis” para indicar um modelo de diálogo entre religiões baseado na fraternidade, tendo como exemplo São Francisco de Assis, um dos santos mais reverenciados na história da Igreja Católica. Mas quem foi São Francisco e por que suas palavras e ações continuam a ressoar em nossos corações e mentes séculos depois de sua morte?

Quem foi São Francisco de Assis?

São Francisco de Assis, nascido em 1182, era filho de um rico comerciante de tecidos, mas abandonou sua vida de luxo para viver em pobreza e simplicidade, dedicando-se ao serviço de Deus e dos pobres. Ele é conhecido por sua devoção à natureza e aos animais, que via como irmãos e irmãs em Cristo. Francisco fundou a Ordem dos Franciscanos, uma comunidade religiosa dedicada à pobreza, à humildade e ao serviço. Ele é o padroeiro dos animais e do meio ambiente.

O Espírito de São Francisco de Assis

Uma das frases mais conhecidas de São Francisco de Assis é: “Onde houver ódio, que eu leve o amor”. Essa frase resume o espírito de Francisco que vem de Assis. Ele era um homem de paz, que buscava curar divisões e promover a harmonia entre todas as criaturas de Deus. Ele acreditava firmemente no poder do amor para superar o ódio, a violência e a indiferença.

Francisco de Assis reconhecia que o amor de Deus é a fonte de toda a paz. Ele via Deus em todas as criaturas e tratava a todos – pessoas e animais – com bondade e respeito. Ele acreditava que, ao trazer o amor de Deus para onde houvesse ódio, poderia ajudar a curar o mundo e trazer paz aos corações das pessoas.

Após 37 anos do encontro convocado por São João Paulo II, a cidade de “Poverello” mais uma vez se mobiliza para rezar pela Paz e o Bem. Um aniversário que coincide com o dia de oração e de jejum, aberto também a representantes de outras confissões cristãs e de outras religiões, convocado pelo Papa Francisco na Audiência Geral da última quarta-feira (25/10/23):

“Decidi convocar um dia de jejum e oração na sexta-feira, 27 de outubro, um dia de penitência para o qual convido os irmãos e irmãs das várias denominações cristãs, aqueles que pertencem a outras religiões e todos os que prezam a causa da paz no mundo, a participarem como acharem adequado”.

Papa Francisco!

São Francisco, rogai por nós!

São Francisco de Assis é um exemplo poderoso de como podemos viver nosso chamado cristão para amar a Deus e ao próximo. Ele nos lembra que todos nós somos chamados a ser instrumentos de paz e amor em um mundo que muitas vezes está cheio de ódio e violência.

Como franciscanos, somos chamados a seguir o exemplo de Francisco de Assis, trazendo o amor e a paz de Deus para todas as pessoas que encontramos. São Francisco, rogai por nós, para que possamos seguir seu exemplo e ser portadores de amor e paz em nosso mundo.

Que a vida de São Francisco de Assis inspire a todos nós a viver com amor, paz e alegria, levando o amor de Deus onde quer que vamos. São Francisco de Assis, rogai por nós!


Frei Augusto Luiz Gabriel, ofm


Com informações de franciscanos.org.br | vaticannews.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print