Especial – Semana Franciscana

Em comemoração às festividades de São Francisco de Assis, a Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, em Niterói, promoveu uma Semana Franciscana entre os dias 1º e 07 de outubro.
No primeiro dia do tríduo de São Francisco, 1º de outubro, foi celebrada a abertura da Semana Especial. A missa, celebrada pelo pároco, Frei Salésio deu início a uma série de encontros que destacam a vivência do Evangelho, inspirado em São Francisco.
O segundo dia do tríduo de São Francisco contou com a presença do Frei João Reinert, frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição que atua na baixada fluminense e já esteve na Porciúncula por um ano. O tema da missa com reflexão foi: A vida de São Francisco e os desafios para os nossos dias. Frei João destacou o quanto a sociedade atual vive com ausências e como o exemplo de São Francisco é inspirador para superar os dias.

“Francisco não quis passar pela vida só vivendo e sim CONVIVENDO. A fraternidade é o grande desafio atual, por não saber conviver.”



No terceiro dia do tríduo, a celebração do trânsito de São Francisco, a memória da morte de São Francisco. A missa foi presidida pelo Frei Salésio Hillesheim e concelebrada pelo Frei Ivo Müller e Frei Sergio Pagan. Como destaca o Pároco, é uma celebração que traz reflexões. “A celebração da morte, pode ser um tanto quanto incômoda. Preferimos sempre falar da vida e das coisas boas, e não tanto… dessa realidade que nos acompanha desde o ventre materno e que estará conosco também em todos os momentos de nossa história. Mas não é por causa da morte que vivemos, nós vivemos justamente para poder tornar a nossa morte um ato glorioso e bonito.  


O salmo, da liturgia do dia, contou com a interpretação das crianças da catequese.
“O Deus glorioso convida, convida Francisco de Assis para no céu ir morar, e um anjo o recebe feliz. E exultam os coros dos anjos na glória eterna. Amém!”

No dia 04 de outubro, a festa de São Francisco, movimentou a paróquia e foi marcada por devoção, agradecimento e bênçãos. A primeira missa do dia, às 8h, presidida pelo Frei Sergio Pagan, contou com a presença de diversos devotos de São Francisco. Durante sua homilia, Frei Sergio, destacou o papel fundamental do exemplo de Francisco nos dias de hoje:

“Um homem que viveu há 800 anos, no entanto, ele sempre está vivo e presente no meio de nós. Através dele, trouxe grandes e queridos santos, como Santo Antônio, graças a São Francisco existe Santo Antônio. Santa Clara, nosso querido Frei Galvão e outros. Francisco se tornou um mestre, como reza o Evangelho de hoje. Francisco tornava os fardos das pessoas leves, por isso buscavam a Francisco com a sua alegria.”

Durante todo o dia,  a entrada da igreja recebeu diversos bichinhos para a benção dos animais e seguiu a manhã inteira com visitantes, como: cachorros, gatos, tartarugas e até calopsita. Todos receberam a Bênção!

A exposição “Imagens de São Francisco” encantou a todos os presentes com diversas imagens de São Francisco. O  funcionário Júlio César, responsável pela exposição, explicou que o objetivo da exposição é mostrar que São Francisco é querido por tantas pessoas e de diversas maneiras, que suas representações ganham o amor de cada um.

A última missa do dia, às 19h, foi celebrada pelo pároco, Frei Salésio Hillesheim e contou com a presença do Frei Ivo Müller e Frei José Luiz, membros da fraternidade. Na homilia, Frei Salésio, destacou o legado deixado por São Francisco.

“Tanta coisa bonita que a gente ouve e fala de São Francisco, né?! O gosto, o cuidado dele pela natureza e por tudo que nela vive e habita. O respeito para com o Ser Humano, a criatura humana, a reverência dele sempre de novo pautada por uma vida de humildade e pequenez, diante de tudo. Ele não era grande, ele era reverente, ele era serviçal, ele era pequeno, ele era humilde, ele era o último, como diz o evangelho. Para ele não importava as grandes coisas do mundo, importava estar firme ligado aquele de quem procede todo bem e toda a graça: ao senhor jesus!”

Seguindo com a Semana Franciscana, no dia 05 de outubro, a paróquia recebeu o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella,  para falar sobre “São Francisco e a Casa Comum”.
Frei Gustavo em sua reflexão trouxe alguns trechos da Encíclica do Papa Francisco “Laudato Sí” que fala do cuidado com a Casa Comum e a criação e destacou o amor e contemplação de São Francisco por todas as criaturas.
“Francisco era um enamorado por Deus. Sempre que olhava o sol, a lua e os minúsculos animais, sua reação era cantar, louvar, envolvendo no seu louvor todas as criaturas. Sobre São Francisco, São Boaventura, que foi teólogo, filósofo, franciscano, santo, ministro geral da ordem, seguidor de Francisco, disse o seguinte ‘enchendo -se da maior ternura ao considerar a origem comum de todas as coisas, Francisco dava a todas as criaturas, por mais desprezíveis que parecessem, o doce nome de irmãos e irmãs’ é fundamental esse dado, este sentimento de fraternidade de Francisco para com as criaturas, é fruto desta visão de fé profunda na qual percebe como origem de tudo que vive, existe e está aí, uma só matriz amorosa: nosso Deus criador”

Para encerrar a Semana, uma Caminhada Ecológica pelo Campo de São Bento, ponto turístico da cidade e espaço de preservação do meio ambiente, com reflexões sobre a Casa Comum e ações para que cada um possa, através de pequenas atitudes, preservar nossa Casa Comum, como São Francisco.



Durante toda a Semana Franciscana, a comunidade foi convidada a colaborar com alimentos não perecíveis para o Serviço Franciscano de Solidariedade. Nossos agradecimentos pela expressiva contribuição!

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print