Especial Coroa do Advento

Neste domingo, 27 de novembro, iniciamos o Tempo do Advento. Tempo de preparação para chegada do Menino Jesus.

“Iniciamos um novo Ano Litúrgico com o Primeiro Domingo do Advento. Esse é um Tempo muito importante e especial dentro de nossa liturgia. Neles, dá-se a presença ou  chegada do Senhor entre nós. A presença de Cristo já foi iniciada na noite de Natal, continua entre nós pela graça de sua ressurreição, até chegar o dia em que virá como justo Juiz. Conscientes dessa verdade, os cristãos são chamados a viver intensamente o Tempo do Advento para que manifestem já e agora essa presença do Senhor no mundo e, assim, ajudem a realizar definitivamente o Reino.”

Um dos símbolos deste tempo é a Coroa do Advento. Neste especial, explicamos um pouco o sentido da Coroa do Advento.

Coroa do Advento: é feita com ramos verdes, geralmente envolvidos por uma fita vermelha, nos quais quatro velas são afixadas. Ela simboliza e comunica que, naquela igreja, casa, naquele escritório ou em qualquer espaço em que ela esteja, vivem pessoas que se preparam com alegria para celebrar a vinda de Deus ao mundo, o Natal.

O círculo da coroa: simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Essa nova aliança é celebrada no sacramento da Santa Ceia. Ele também pode ser relacionado com a coroa de espinhos, colocada na cabeça de Jesus naquela semana em que foi crucificado, a nova aliança foi feita pelo Jesus negado e rejeitado.

Os ramos verdes: que, mesmo cortados, estão ligados à cor do fogo e do sangue. Simboliza a cor da vida, do amor e, ao mesmo tempo, do derramamento do sangue, do sacrifício. A nova aliança de Deus com a humanidade foi feita com amor, doação, sacrifício e trouxe a vida plena e eterna.

As quatro velas: uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro. Alguns registros históricos contam que a coroa do advento surgiu em uma instituição que abrigava crianças pobres.

As velas são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do advento, a preparação para vinda da luz do mundo. Simboliza que Jesus Cristo é a luz do mundo e comunica a alegria da vida, que procede de Deus e vai além dos limites que a vida no mundo impõe.

Fonte: Reflexões e Sugestões Litúrgicas – Editora Santuário

E você, já preparou sua Coroa do Advento? É tempo de nos prepararmos!

Paz e Bem!

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print