Dia de Reis

OURO, INCENSO E MIRRA

Hoje celebramos a Festa da Epifania do Senhor, dia da manifestação de Deus, popularmente chamada a festa dos Santos Reis ou Dia de Reis. Epifania é uma palavra grega que significa manifestação da divindade em Jesus Cristo. Através dos Reis Magos, que representam todas as nações e povos, o Senhor se manifestou e se revelou a todos.  A estrela do Oriente guiou os Magos até Belém e eles viram o Messias envolto na luz de um novo dia de esperança e paz. A revelação se dá na humildade da manjedoura da gruta do recém-nascido que é o Salvador. A luz brilhou, o Messias nasceu! As trevas foram iluminadas pela esperança de um novo tempo.

As três leituras da liturgia de hoje estão em perfeita unidade, porque refletem a fé, simbolizada na Luz vislumbrada pelos Magos do Oriente. É a estrela que ilumina e aquece a humanidade. Esta Luz que é Jesus, veio para iluminar todos os povos.

O tema do Profeta Isaías, na primeira leitura, nos lembra de que os povos caminharão para a Luz que é o Messias. Quando o povo de Israel foi expulso da Terra Prometida se dispersou pelo mundo, sentia-se perdido em meio às trevas dos povos politeístas, sem fé num Deus único. O Profeta está certo de que os Judeus retornarão para a Terra Prometida. A Luz mostrará o caminho de volta para o Deus único.

Na segunda leitura, o apóstolo Paulo insiste que sua missão é anunciar o Messias a todos os povos. Dar a conhecer o Evangelho a todas as Nações. Proclamar as Bem-Aventuranças, o Mandamento do Amor, do Perdão e da Misericórdia. Anunciar o Deus único que opera maravilhas aos que acreditam e tem fé.

Os presentes dos Reis Magos do Oriente: Ouro, Incenso e Mirra têm um significado. O ouro representa o ter: os bens necessários e desnecessários que temos. O incenso representa o que se deseja: o que se busca, os sonhos e ilusões de cada um diante do mundo. A mirra representa o que realmente somos diante de Deus. Os presentes dos Magos, em síntese, significam: o ter, o desejar e o ser na busca do eterno. Ser mais do que ouro ou incenso, ser mirra, ser luz, vida que se manifesta pelo bem e pela graça que deve ser manifesta pelo Santo Batismo.

Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print