ADVENTO: É TEMPO DE ESPERA E DE ESPERANÇA

A esperança é o fundamento da nossa Fé, tema do Profeta Isaías: “tende coragem, não temais”. Não se preocupem e que vossos corações não se perturbem, porque o nosso Salvador virá para nos libertar de toda tristeza e nos iluminará e nos dará a Paz. A alegria iluminará o rosto com o brilho da eterna felicidade e todo sofrimento desaparecerá. São palavras do Profeta do Advento, neste domingo da Alegria, da espera e da esperança.

O segundo texto de nossa reflexão é a Carta de São Tiago: devemos ter paciência, ou seja, é tempo de espera. É tempo de gravidez! É tempo de aguardar com esperança o Menino de Belém que está chegando. Como o agricultor prepara a terra, planta e aguarda a semente germinar com paciência, e uma nova vida surgirá.

O Evangelho deste Domingo da Alegria descreve três momentos: o primeiro João Batista, o precursor, questiona se Jesus é o Messias. O segundo momento: Jesus responde pelas suas obras. E finalmente a conclusão se dá com o testemunho de Jesus sobre o seu precursor, que veio preparar o seu caminho: “não apareceu ninguém maior do que João Batista”.

O Advento requer a mudança de mentalidade e de comportamentos, ou seja, a conversão pessoal e social. O cristão sabe que a alienação do ser humano não vem de Deus e nem das estruturas deficientes dos sistemas, mas do pecado: da idolatria, do dinheiro e do poder que fecham o coração ao amor e à justiça por causa do egoísmo que geram.

O Advento contempla a mística da vigilância constante. Está em acreditar na libertação plena, em acreditar e esperar não só na vida eterna, mas também na Vida, no sentido amplo da palavra. É tornar digna a vida presente para que realmente seja uma vida amada e vivida de forma feliz. A pessoa que não encontra alegria em viver, é porque está morrendo ou já morreu para a vida.

O Papa Francisco, nos lembra de que o tempo do Advento é tempo de “curar as feridas”, de superar as diferenças e indiferenças, de vencer a frieza, iluminar a penumbra e preencher o vazio da tristeza interior com a alegria do encontro e do reencontro do verdadeiro amor. Vem Senhor Jesus iluminar.

 

Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print