A PARTILHA É UM GESTO DE AMOR

A solidariedade se dá na partilha! A parábola da nossa reflexão, que está no Evangelho de Lucas 16,19-31, contém três quadros distintos e complementares: o primeiro, relata a situação do rico Epulão e do pobre Lázaro. O segundo momento, narra a morte de ambos e o destino de cada um. A cena final da parábola descreve o diálogo do Epulão com Abraão. Os diferentes destinos dos dois: do rico Epulão no inferno e do pobre Lázaro no céu. Os destinos não se devem exclusivamente às suas condições financeiras, mas às suas atitudes.

Quais foram as atitudes de ambos? O rico Epulão, por não saber partilhar os seus bens com o necessitado que está à sua porta a morrer de fome é egoísta e não teme a Deus. O Epulão é um fiel representante do consumismo egoísta da sociedade que não quer partilhar, mas apenas busca acumular bens. Já o pobre Lázaro não se salva apenas por ser pobre ou não ter nada, mas porque está aberto a Deus pela sua humildade e pela sua espera a salvação, acolhendo com resignação os desígnios de Deus.

Temos que nos converter radicalmente da avareza e do egoísmo, para tornar possível as mudanças de estruturas pecaminosas que acumulam ou desviam bens em benefício próprio. Se no mundo, nos países, nas cidades e na sociedade tem pessoas necessitadas, a primeira causa é o egoísmo, o acúmulo e até a corrupção. Vemos de maneira clara esta realidade em nosso país. Uns tem mais do que necessitam e outros passam por necessidades: de alimento, de saúde, de educação e do básico para viver. Segundo Santa Madre Tereza de Calcutá: “ninguém morre de fome, morre por falta de amor e de partilha”. Sabemos que alguns tem mais do que precisam, enquanto muitos não tem o que precisam para viver e sobreviver neste mundo.

A partilha é o maior exemplo de amor! Vemos quando Jesus partilha o pão, na multiplicação. Na Santa Ceia, Jesus partilha com Judas mesmo sabendo que ele haveria de traí-lo. Na partilha com os discípulos de Emaús, Jesus é reconhecido ao partir o pão. Só realmente poderemos reconhecer Jesus quando soubermos partilhar. O maior exemplo de partilha se dá na Eucaristia: Jesus se faz alimento e todos são convidados. Só realmente ama, quem partilha. Quem partilha é feliz, porque se sente amado por partilhar.

 

Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print