5º Domingo do Tempo Comum

Vós sois o sal da terra e a luz do mundo!

Na sequência das bem-aventuranças, que refletimos no último domingo, no Evangelho de hoje (Mt 5,13-16) Jesus nos apresenta três modos da vidência desta plataforma comum, com três comparações: o sal, a luz e a cidade sobre o monte.

A primeira comparação tem como base um elemento comum da natureza, que não deve faltar na culinária daquele tempo e do nosso cotidiano. Naquele tempo, sal tinha muito valor. Daí vem a palavra salário, tendo em vista o pagamento diário ou mensal do trabalhador, em base ao que valia uma porção de sal. Por outro lado, o sal que perdia o seu sabor, “era jogado fora e pisado” pelo ser humano, não servindo para mais nada.

A segunda comparação usada por Jesus parte da luz. A luz sempre foi vista como energia proativa contra as trevas, contra a escuridão. Também custava muito ter a luz em casa ou ao redor das casas, porque a luz era alimentada pelo óleo de oliva, tirado das azeitonas, com o suor do rosto, fruto da terra e do trabalho humano.

A terceira comparação, alimentada pela luz, surge no exemplo da cidade. Naquele tempo, as cidades eram edificadas sobre as colinas e montes, deixando a planície disponível ao cultivo agrícola. Por outro lado, as cidades bem iluminadas, serviam de farol aos viajantes e guerreiros, na proteção contra os inimigos.

Colocando essas três comparações em nossas vidas, somos convocados a ser o sal da terra, para exaltar o sabor de nossas virtudes cristãs. Também somos provocados a sermos a luz do mundo em nossa faina cotidiana, não enclausurando a lâmpada acesa dentro de nós, como se fosse um candeeiro debaixo da cama. A luz de nossa vida deve iluminar a vida das pessoas, para que bem possam nortear seus projetos, na busca da realização do reino. E juntos, construímos a cidade sobre o monte, compartilhando nossos dons, serviços e ministérios dentro de nossas famílias e comunidades. Na qualidade de batizados em Cristo, devemos bem temperar (sal) nossa vida pessoal e comunitária, nos deixando iluminar pelo Espírito Senhor!

 

Frei Ivo Müller

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print