5º Domingo da Quaresma

VIDA PARA ALÉM DA MORTE

Celebramos hoje o quinto domingo da Quaresma: a Ressurreição de Lázaro. As leituras bíblicas de hoje nos preparam para o Domingo da Paixão ou popularmente conhecido como o Domingo de Ramos, que é o próximo domingo,  e abre a Semana Santa ou Semana da Paixão. A liturgia nas três leituras nos fala do Espírito de Ressurreição e da Vida Eterna. Estamos nos preparando para a grande festa da Páscoa… mas, primeiro deveremos passar pela paixão e morte.

A primeira leitura, do livro de Ezequiel 37,12, nos dá esperança para a Vida para além da morte: “vou fazer reentrar em vós o sopro de vida para vos reviver”. Segundo o Senhor: Ele virá abrir os nossos túmulos e nos conceder vida nova. Hoje esta leitura de Ezequiel nos leva a refletir que existe morte na família quando: os casais não se perdoam e nem sequer se cumprimentam. Há morte quando: jovens se deixam levar pelas drogas e corrupção. Há morte quando: as comunidades e as pastorais se digladiam e não conseguem realizar uma pastoral de conjunto. O Profeta Ezequiel nos fortalece dizendo que, junto ao Senhor, se acha a misericórdia: “porei o meu espirito em vós”.

Paulo aos Romanos 8,8, na segunda leitura, tem como tema: “vida nova no Espírito Santo”. O capítulo oitavo desta Carta repete mais de vinte vezes o termo “espírito”. Vida nova no Espírito Santo contrapõe-se à vida da carne, ou seja, ao egoísmo, ao individualismo, ao pecado e à morte. O espírito de Deus move a História. Ele intervém na história humana para transformá-la em história da salvação. O Senhor concede o seu Espírito para libertar o ser humano de toda espécie de escravidão. E nos conduzir ao Espírito de liberdade de Filhos de Deus, que somos por origem.

O Evangelho de João de hoje tem como tema: a morte e ressurreição de Lázaro. Quem vive e Nele crê jamais morrerá e terá a vida eterna. É a vida para além da morte. Pelo relato da ressurreição de Lázaro, a comunidade cristã afirma que Jesus é a Ressurreição. E o próprio Jesus se autodenomina: “Eu sou a ressurreição e a vida”. Ele, o Ressuscitado, está em cada um de nós.

Os três textos de hoje: Ezequiel, Paulo e João enfatizam a vitória da vida sobre a morte como Dom de Deus. Os tres escritores sagrados falam sobre o sentido da vida e da morte. Viver como filho da Luz. Caminhar nas trevas significa: mentiras, corrupção, drogas, tráfico, violência, hedonismo. E caminhar na luz, significa: viver como filhos de Deus, na busca da verdade, do perdão, da misericórdia, do amor fraterno, na paz e na alegria à luz da Ressurreição do Senhor.

Sabemos que a morte física é inevitável, apesar dos avanços da medicina e do desejo apaixonado na busca da imortalidade, mas a nossa pátria definitiva é a vida para além da morte, é a ressurreição, é a vida eterna. Amém!

 

Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print