4º Domingo da Quaresma

JESUS É A LUZ DO MUNDO

As leituras bíblicas da liturgia deste quarto domingo da Quaresma: Crônicas 36, Efésios 2,4 e João 3,14, narram a história do perdão e do amor de Deus. Segundo o Evangelho: “eu vim para salvar e para que todos tenham vida”. Jesus se apresenta como Luz que ilumina a escuridão. Diz o Senhor: “quem crê, não anda nas trevas, mas terá a luz da vida”. Jesus é a Luz do mundo. Essa afirmação significa que Jesus é a única fonte de Luz.

O fato de Jesus ser Luz do mundo tem implicações profundas para a vida dos cristãos. Isso significa que, sem Jesus, estamos espiritualmente cegos e perdidos. Somente através dele que encontramos o “Caminho, a Verdade e a Vida”, como Ele próprio se define. Seguir Jesus é ter a certeza de que nunca estamos sozinhos. Ao seguir Jesus, podemos desfrutar da luz da vida e ter esperança para vencer as trevas da dor e a escuridão do sofrimento.

A Luz de Jesus é uma luz que brilha para todos: “quem me segue, terá a luz da vida”. Assim reza o Salmo 27, 1: “O Senhor é a minha luz e salvação, a quem eu temerei”. A Luz de Jesus brilha nas trevas do medo, da insegurança, da dor, do sofrimento, porque é uma luz que traz esperança e salvação. A Luz de Jesus ilumina o caminho daqueles que estão perdidos no meio das trevas do erro e do pecado.

Ser luz é brilhar nas trevas porque o próprio Senhor definiu o cristão: “vós sois luz do mundo”. A luz não se esconde, ela brilha onde está presente. Ao receber o primeiro Sacramento: o Batismo, a família acende uma vela, no Círio Pascal, que representa o Cristo Ressuscitado, essa luz o guiará como filho de Deus, filho da Luz.

O Evangelho de hoje, João 3, 14: Nicodemos vai ao encontro de Jesus, em busca da luz, pois ele estava perdido, cheio de dúvidas, vivia nas trevas e na escuridão da fé. Nicodemos buscou um caminho de luz e encontrou Jesus. Encontrou o sentido da vida, porque encontrou o Caminho, a Verdade e a Luz. Encontrar a Luz é renascer, nascer de novo.

Estamos na quarta semana da Quaresma, em busca da Luz da Vida, do Cristo Ressuscitado. Buscamos a Vida para além do sofrimento, da dor e da morte. A busca se dá pela oração, pelo jejum e pela caridade. A oração deve brotar do coração e não apenas dos lábios. O jejum não está apenas no alimento que ingerimos, mas nas atitudes e nos gestos fraternos porque “todos somos irmãos e irmãs” Mateus 23, 8, tema desta quaresma. A Caridade não está naquilo que damos, mas como nos doamos àqueles que precisam de nós, começando em casa, na família e na comunidade. Vamos brilhar em nossas famílias, em nosso trabalho e em nossa comunidade com gestos e atitudes de amor na busca da Luz do Ressuscitado.

Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print