3º Domingo do Tempo Comum

CONVERSÃO E SEGUIMENTO

A palavra de ordem do Mestre: “convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo”.

            A conversão é uma exigência para o seguimento de João Batista e de Jesus. A conversão é a mudança real de vida: não apenas nas palavras, mas nas atitudes. O Reino é uma oferta gratuita de Deus para a humanidade, a cada um de nós, mas para o seguimento do Mestre se exige mais. Se faz necessária a conversão radical: “Deixem tudo e segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”.

Repete o Mestre: “vinde e segui-me”. Vemos no Evangelho de hoje, em Mateus 4, 12: os primeiros chamamentos e “eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram”. Jesus seguiu em frente, caminhando às margens do mar da Galileia, fez novos convites aos irmãos, Tiago e João e “eles imediatamente deixaram a barca e o pai e o seguiram”. O poder do Mestre não estava apenas nas palavras, nos ensinamentos nas Sinagogas por onde Ele passava, mas na sabedoria, na autoridade e no poder de cura do corpo e da alma: “você está curado e você está salvo”, assim Ele dizia.

Vemos que Jesus não apenas cativava pelas palavras, mas Ele convertia pelos gestos de acolhimento a todos: os enfermos, debilitados, carentes e especialmente os pecadores, discriminados da sociedade religiosa hipócrita:  porque julgava para condenar. Jesus chama e acolhe Mateus, Zaqueu, a pecadora Madalena e todos os que o procuraram. Dizia o Mestre: podem me seguir, mas se convertam: “não pequem mais”.

A segunda leitura é a Carta de Paulo aos Coríntios 1, 10: lembra aos primeiros cristãos para que se mantenham unidos na pregação e no acolhimento, sem discriminar por razão alguma. Todos somos iguais diante de nosso Criador: não importa a origem, a raça e a crença. “Não admitais divisões entre vós, pelo contrário, sede bem unidos e concordes no pensar e no falar”.

A nossa primeira leitura de hoje é do Profeta Isaías, o Profeta do Advento: “o povo que andava na escuridão, viu uma grande Luz, para os que habitavam nas sombras das trevas, uma luz resplandeceu”. O Profeta Isaías anima e fortalece a fé do povo no exílio da escravidão. Na fé, encontramos forças para os momentos de trevas, sombras, sofrimentos, tristezas e desânimo. “Vinde a mim, vós todos que estais cansados e sobrecarregados que eu os aliviarei”, diz o Senhor.

 

Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print