1º Domingo do Advento

VEM, SENHOR JESUS

Vem, Senhor Jesus! Vem revelar o encontro de Deus com cada ser humano no Menino de Belém. Quem ama quer estar sempre próximo! Estamos vivendo um novo tempo, tempo de Advento. Advento tempo de espera, de expectativa, de aguardo. Tempo de recomeçar e de abrir as portas para que o Senhor possa entrar. Tempo de perdoar e de amar, de abrir os corações e dizer: pode entrar. Tempo de paz.

Começamos hoje, simultaneamente, o tempo do Advento e o novo ano litúrgico. É um tempo de vigilância. O evangelista Mateus nos previne: “Vigiai e estai preparados é que vem o Filho do homem”. O profeta Isaías proclama a utopia messiânica da paz universal: “das espadas forjarão arados, das lanças, foices”. Torna-se realidade em Jesus Cristo, o Advento cristão que proclama que o Messias é o Príncipe da Paz (1ª leitura).

Portanto ao celebrar liturgicamente o Advento, experimentamos e vivemos a vinda do Senhor e de sua entrada em nossa história humana pela sua Encarnação, como o Menino Jesus de Belém, nascido da Virgem Maria. Celebrar liturgicamente significa reviver, não só em nossa consciência e memória, mas também na realidade do Cristo

O Advento é mais que um tempo limitado, a quatro semanas do calendário litúrgico, é uma atitude permanente, um estilo de vida, um processo de libertação, de recomeçar, de renascer. Segundo Paulo aos Romanos: “já é hora de acordar, a salvação está agora mais perto de nós”. Continua o apóstolo: “despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas de luz”, Romanos 13.

Andemos dignamente, como em pleno dia, evitando os excessos, de comidas e bebidas, de compras e festas, mas vamos nos revestir de Senhor Jesus Cristo. Esta mensagem bíblica paulina levou Santo Agostinho à conversão, segundo o seu livro autobiográfico: As Confissões.

O Advento é a realidade presente e a esperança futura, é resposta ao vazio existencial de muitos, é a razão para viver, amar e esperar o Menino de Belém. Obrigado, Senhor! Porque hoje nos dás razões para viver, para vencer o cansaço, superar as dúvidas e encontrar o verdadeiro sentido existencial da vida. Vamos orar e vigiar porque o Senhor vai chegar. Abramos as portas de nosso coração e de nosso lar para o Senhor, o Deus Menino, entrar.

 Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print