Batismo

Pastoral do Batismo

É o primeiro dos sacramentos. É a porta que dá acesso aos demais sacramentos.

“Que a criança seja batizada na paróquia da qual os pais façam parte, frequentam as missas, ou, perto de seu endereço de residência, salvo se justa causa aconselhar outra coisa.”

A inscrição só poderá ser feita com a Pastoral pelo PAI ou pela MÃE da criança, mediante a apresentação de todos os documentos às quintas-feiras, das 14h às 16h.

Documentos para a inscrição (xerox)

1. Certidão de nascimento da criança.
2. Carteira de identidade civil dos padrinhos, se solteiros.
3. Certidão do casamento religioso dos padrinhos, se casados ou viúvos.
4. Comprovante de Crisma
4. Ficha dos Padrinhos preenchida e assinada, conforme condições ali informadas, uma para o padrinho e outra para a madrinha.
5. Comprovante de Residência dos Pais.
6. Autorização da Paróquia onde residem os pais, caso não pertençam a essa comunidade eclesial e tenham um motivo justo para batizá-la na Porciúncula.

Padrinhos

Devem ser católicos, maiores de 16 anos, batizados, terem recebido a 1ª Eucaristia e pelo menos um, ser confirmado (Crisma). Solteiros ou casados na Igreja Católica Apostólica Romana. Não podem ser casados só no civil, solteiros juntados ou divorciados juntados.

 

AGENDA 2024

Plantão para inscrições do Batismo, às quintas-feiras, das 14h às 16h.

Preparação do Batismo: das 9h às 11h30
Limitado a 16 crianças
Todas as quintas-feiras: 14h às 16h
Contribuição: R$ 50,00

Acesse a ficha dos padrinhos no link: AQUI

Condições

  1. Toda pessoa não batizada é capaz de receber o batismo. No caso de crianças, cabe aos pais responder por elas, assumindo toda responsabilidade diante da criança, da comunidade eclesial e diante de Deus.
  2. Toda criança terá, ao menos, um padrinho, que auxiliará os pais para que a criança venha professar a fé. Para assumir este encargo é necessário:
    a) seja designado pelos pais ou responsável da criança e tenha aptidão para tal;
    b) seja maior de dezesseis anos;
    c) seja católico, confirmado (crismado), já tenha recebido o sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;
    d) seja solteiro livre ou casado na Igreja Católica Apostólica Romana. Não pode ser casado só no civil, solteiro juntado ou divorciado juntado.

Preparação
1. Preparação para pais e padrinhos. Informações sobre a data na secretaria.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print