Newsletter

Liturgia diária › 11/06/2021

Solenidade do Santíssimo Coração de Jesus | Sexta-feira

 

Primeira leitura (Oséias 11: 1, 3-4, 8-9)

1 Quando Israel era criança, eu o amei, e do Egito chamei meu filho. 3 Ensinei Efraim a andar, segurando-o pelos braços, mas eles não sabiam que eu estava cuidando deles. 4 Com cordas humanas atraí-os, com laços de amor, e era para eles como quem levanta uma criança contra o rosto, inclinei-me para ele e dei-lhe comida.

8 Como posso abandonar você, Efraim, como posso abandonar você, Israel? Vou deixá-lo como Adam e torná-lo como Sheboyim? Meu coração está transtornado e, ao mesmo tempo, minhas entranhas estão tremendo. 9 Não cederei ao arder da minha ira, não tornarei a destruir a Efraim, porque sou Deus e não um homem; no meio de vocês eu sou o Santo e não irei ir com raiva.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

______________________________________

Responsório (Ps 115)

– Eu te oferecerei, Senhor, um sacrifício de louvor

– Eu te oferecerei, Senhor, um sacrifício de louvor

– Tive fé, mesmo quando disse: “Que infeliz sou!” Costumava dizer na minha pressa: “Os homens são mentirosos”.

– A morte de seus fiéis custa muito ao Senhor. Senhor, sou teu servo, teu servo, filho de teu escravo: tu rompeste minhas correntes.

– Vou oferecer-te um sacrifício de louvor, invocando o teu nome, Senhor. Vou cumprir meus votos ao Senhor na presença de todo o povo.

_____________________________________

Segunda leitura (Efésios 3: 8-12, 14-19)

8 A mim, o menor de todos os santos, esta graça foi concedida: a de anunciar aos gentios a riqueza inescrutável de Cristo, 9 e de esclarecer como o Mistério escondido durante séculos foi dispensado em Deus, Criador de todas as coisas, 10 assim que a multiforme sabedoria de Deus se manifeste agora aos Principados e Potestades do céu, por meio da Igreja, 11 segundo o anterior desígnio eterno que ele realizou em Cristo Jesus nosso Senhor, 12 que, pela fé nele, dá coragem para chegar com confiança a Deus.

14 Por isso prostro-me de joelhos perante o Pai, 15 do qual se chama toda família no céu e na terra, 16 para que ele vos conceda, segundo a riqueza da sua glória, a fim de que sejais fortalecidos pela ação de o seu Espírito no interior do homem, 17 que Cristo habite pela fé nos vossos corações, para que, arraigado e alicerçado no amor, 18 compreendais com todos os santos o que é a largura e o comprimento, a altura e a profundidade, 19 e saibais o amor de Cristo, que excede todo o conhecimento, para que você seja preenchido com a plenitude de Deus.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

______________________________________

Proclamação do Evangelho (João 19: 31-37)

– O senhor esteja com você.

– E com o seu espírito.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João. 

– Glória a Vós, Senhor.

31 Os judeus, como era o dia da preparação, para que os corpos não fossem deixados na cruz no sábado – porque aquele sábado era muito solene – imploraram a Pilatos que quebrasse suas pernas e os removesse.

32 Os soldados foram, pois, quebrar as pernas do primeiro e do outro crucificado com ele. 33 Mas, quando se aproximaram de Jesus, ao vê-lo já morto, não lhe quebraram as pernas, 34 mas um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água.

35 Aquele que viu testifica e o seu testemunho é válido, e ele sabe que fala a verdade, para que também vós creiais. 36 E tudo isso aconteceu para cumprir a Escritura: Nenhum osso será quebrado. 37 E também outra Escritura diz: Eles olharão para aquele que traspassaram.

– Palavra de Salvação.

– Glória a Vós, Senhor.

X