4ª Semana da Quaresma – sexta-feira

 

Primeira Leitura (Sb 2,1a.12-22)

1 Porque se dizem uns aos outros de maneira ociosa: “Nossa vida é curta e triste; não há remédio para a morte do homem, nem ninguém sabe ter retornado do Hades. 12 Deixe-nos ter laços com os justos, que nos irritam, enfrentam o nosso modo de agir, nos criticam por falhas contra a lei e nos culpam por falhas contra nossa educação. 13 Ele se orgulha de ter o conhecimento de Deus e se chama filho do Senhor.
14 É uma censura de nossos critérios, a sua única presença é insuportável para nós 15, traz uma vida diferente de tudo e suas formas são estranhas. 16Ele nos considera bastardos, ele se afasta de nossas formas de impurezas; Blissful proclama o destino final dos justos e se vangloria de ter Deus para o pai. 17 Vamos ver se suas palavras são verdadeiras, vamos examinar o que acontecerá em seu trânsito. 18 Pois, se o justo for o filho de Deus, ele o ajudará e o livrará das mãos de seus inimigos. 19Deixe-nos sujeitá-lo a indignação e tormento para conhecer seu valor e provar sua integridade. 20 Vamos condená-lo a uma morte dolorosa, porque, segundo ele, Deus o visitará. 21 Assim, eles correm, mas estão errados; a cegueira da sua maldade; 22 eles não conhecem os segredos de Deus, eles não esperam recompensa pela santidade, nem acreditam no prêmio de almas impecáveis.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

_____________________________________________________________

Responsório (Sl 33)

– O Senhor está perto do problemático

– O Senhor está perto do problemático

– O Senhor confronta os malfeitores, apaga a memória da terra. Quando alguém grita, o Senhor o escuta e o libera da sua angústia.

– O Senhor está perto dos aflitos, exceto os abatidos. Embora os justos sofram muitos males, o Senhor os entrega todos.

– Ele cuida de todos os seus ossos, e ninguém vai se quebrar. O Senhor redime a seus servos, quem o receber não será punido.

_______________________________________________________________

Evangelho (Jo 7,1-2,10,25-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João. 

— Glória a vós, Senhor.

1 Depois disso, Jesus estava andando na Galiléia, e ele não podia andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo.
2 Mas o Festival judeu das tendas estava se aproximando. 10 Mas depois que seus irmãos foram ao banquete, ele também subiu não de forma manifesta, mas incógnito. 25 Algumas das pessoas em Jerusalém disseram: “Não é esse quem quer matar? 26 Veja como ele fala livremente e não lhe dizem nada. As autoridades realmente reconheceram que este é o Cristo? 27 Mas nós sabemos de onde ele é, enquanto que quando o Cristo vem, ninguém saberá de onde ele é. ” 28Jesus gritou, ensinando no Templo e dizendo: “Você me conhece e você sabe de onde sou. Mas eu não vim sozinho; mas aquele que me enviou me envia verdadeiramente; mas você não o conhece 2 9 Eu o conheço, porque eu venho dele e ele é aquele que me enviou. ” 30 Eles queriam detê-lo, mas ninguém a pôs uma mão, porque seu tempo ainda não havia chegado.

– Palavra de Salvação.

— Glória a vós, Senhor.