11º Domingo do Tempo Comum

 

Primeira leitura (Ezequiel 17: 22-24)

22 Assim diz o Senhor Deus: Também tomarei do cume do cedro alto, das pontas dos seus ramos escolherei um ramo e o plantarei eu mesmo numa montanha alta e elevada; 23 Eu o plantarei no monte alto de Israel. Brotará ramos e produzirá frutos e se tornará um magnífico cedro. Sob ele habitarão todos os tipos de pássaros, todos os tipos de pássaros irão habitar à sombra de seus ramos. 24 E todas as árvores do campo saberão que eu, YAOHUH ULHIM, humilho a árvore alta e levanto a árvore baixa, faço a árvore verde secar e a árvore seca crescer verde. Eu, Iahweh, falei e farei isso.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

____________________________________

Responsório (Ps 91)

– É bom te agradecer senhor

– É bom te agradecer senhor

– É bom agradecer ao Senhor e jogar pelo teu nome, ó Altíssimo, para proclamar a tua misericórdia de manhã e a tua fidelidade à noite.

– O justo crescerá como a palmeira, crescerá como o cedro do Líbano; plantada na casa do Senhor, ela crescerá nos átrios do nosso Deus.

– Na velhice continuará a dar frutos e será viçoso e frondoso, para proclamar que o Senhor é justo, que o mal não existe na minha Rocha.

_____________________________________

Segunda leitura (II Coríntios 5: 6-10)

6 Portanto, sempre cheios de ânimo, sabendo que, enquanto moramos no corpo, vivemos longe do Senhor, 7 porque andamos na fé e não na visão … 8 Somos, portanto, cheios de bom espírito e prefere sair deste corpo para viver com o Senhor. 9 Portanto, seja em nosso corpo ou fora dele, procuramos agradá-lo. 10 Porque é necessário que todos nós sejamos expostos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba conforme o que fez na sua vida mortal, bem ou mal.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

____________________________________

Proclamação do Evangelho (Marcos 4: 26-34)

– O senhor esteja com você.

– E com o seu espírito.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos. 

– Glória a Vós, Senhor.

26 Disse também: “O Reino de Deus é como o homem que lança o grão na terra; 27 quer ele durma ou se levante, de noite ou de dia, o grão brota e cresce, sem que ele saiba como. 28 A terra dá o fruto por si só: primeiro a erva, depois a espiga, depois o trigo abundante na espiga. 29 E quando o fruto o admite, imediatamente se põe a foice, porque é chegada a colheita. “

30 Disse também: “Com que compararemos o Reino de Deus ou com que parábola o explicaremos? 31 É como um grão de mostarda que, quando semeado na terra, é menor do que qualquer grão que se semeia no solo ; 32 mas, uma vez semeada, cresce mais do que todos os vegetais e espalha ramos tão grandes que os pássaros do céu fazem seus ninhos em sua sombra. “

33 E ele pregou a Palavra para eles com muitas parábolas como essas, conforme eles podiam entendê-lo; 34 Ele não lhes falou sem parábolas; mas para seus próprios discípulos ele explicou tudo em particular.

– Palavra de Salvação.

– Glória a Vós, Senhor.