Newsletter

Pastoral do Dízimo

Pastoral do Dízimo

O que é?

A Pastoral do Dízimo é um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições. Tornar o cristão responsável comunitariamente.

O que é o dízimo?

O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja.

O dízimo é obrigatório?

Apesar de termos várias citações bíblicas sobre o dízimo, a Igreja Católica não obriga os seus fiéis a serem dizimistas; portanto, o dízimo não é obrigatório. É sinal de amor, de fé, de partilha e de comprometimento com a sua Comunidade.

Se o dízimo não é obrigatório, por que devo ser dizimista?

Porque todo cristão, vivendo como família do povo de Deus, sendo dizimista, demonstra sua coresponsabilidade pela vida e pela manutenção da Igreja

O trabalho voluntário pode ser considerado como dízimo?

Embora a Igreja necessite do trabalho voluntário em diversos serviços, grupos, pastorais e movimentos, o voluntarismo não substitui o dízimo.

E as ofertas doadas durante as missas?

Também não substituem o dízimo.

Com quanto devo contribuir com o dízimo?

“Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria” (2 Cor 9,7).

Como devo proceder para ser dizimista?

Na Porciúncula, temos plantonistas que atendem no pátio da igreja, no domingo, das 7h15 às 12h20 e das 17h30 às 20h. A inscrição também pode se feita durante a semana, em horário comercial, na secretaria da paróquia.

Para que serve o dízimo?

O dízimo é aplicado em 3 dimensões:

  • Dimensão Religiosa: despesas com o Culto, com o sacerdote, com o templo.
  • Dimensão Social: ajuda aos mais necessitados.
  • Dimensão Missionária: despesas com a Evangelização fora dos limites da comunidade. Ajuda a outras paróquias e comunidades, obras missionárias.

AGENDA 2019

• Reuniões, às 17h, 4ª feira, no auditório, nos dias: 13/03, 03/07 e 06/11. Caso haja necessidade de alguma reunião extraordinária, a convocação para os plantonistas se dará através do Jornal PORCIÚNCULA e do site: http://www.porciunculaniteroi.com.br/, em Comunicações paroquiais
• Cantina; 17/03, 05/05, 07/07 e 10/11;
• De 23 a 29 de setembro, Semana da Partilha. Durante essa semana, gesto concreto: adesão ao dízimo.

 

NOSSO BAZAR

Angariar recursos a partir da venda das doações de objetos e roupas para a Pia União de Santo Antônio e o Ambulatório de São Francisco de Assis.

 


AGENDA 2019

  • Toda 3ª feira, das 9h às 16h, no salão de festas – entrada pela rua Miguel Couto, 300 -, vendas de peças de  vestuários masculino e feminino, calçados, bijuterias, utensílios, armações de óculos… Preços ótimos!
  • Dia 04 de junho, das 9h às 16h, no salão de festas da Porciúncula, Bazar especial de Santo Antônio; durante a festa de Santo Antônio, haverá um pequeno bazar na rua Miguel Couto: dia 13/06, das 9h às 21h; dias 14 e 15/06, das 16h às 21h e dia 16/06, das 9h às 21h;
  • Dias 10, 11 e 12/12, das 9h às 16h, no salão de festas, Bazar de Natal.