Seu encontro com Deus amor

Ajuda para uma boa Confissão

COMECE, REZANDO

Ó Espírito Santo, transforma meu coração, para que ele seja bom, justo, manso, paciente, compreensivo, generoso, pacífico e cheio de misericórdia. Na graça de meu amor humano, semelhante ao teu, possa eu levar a meus irmãos e irmãs a alegria e o consolo do teu divino amor. Dá-me, nesta hora, a graça de saborear a infinita misericórdia de Deus, arrepender-me de meus erros e empenhar-me em viver de modo novo. Amém.

________________________________

Entenda

Confissão não é aconselhamento espiritual e nem consulta psicológica.
Confissão é encontro com a misericórdia de Deus que faz retomar o caminho de comprometimento com seu Reino de Amor.

Por isso:

• Não pense, sobretudo em tempos especiais e de grandes concentrações religiosas, que seja importante, na confissão, falar de dificuldades familiares, visões, experiências, desilusões, frustrações e sofrimentos trazidos pelos desafios do dia a dia; pense que a confissão é um remédio para a alma e o busca quem dele precisa.

• Diga ao Sacerdote, de forma simples, objetiva e clara, em que errou, o que não está bem, em que quer mudar e com o que quer se comprometer.

• Se for escrupuloso(a), desconfie de seus escrúpulos. Confesse-se quando necessário e por amor; não por medo, insegurança ou defesa.
________________________________

Passos importantes

• Prepare-se bem, com calma e serenidade, colocando-se diante do perdão de Deus.

• Faça um exame de consciência: você é um batizado, comprometido com Deus e seu Reino; veja em que não está sendo fiel e em que quer investir; distinga também entre faltas graves e leves; confesse as faltas graves e, sobretudo, aquelas faltas leves de maior incidência.

• Arrependa-se de seus erros e planeje seu processo de mudança.

• Ao Sacerdote, conte, de forma objetiva o que não está bem e em que errou.

• Cumpra a penitência que o Sacerdote lhe propuser.

• Agradeça a Deus a graça do encontro reconciliador.
________________________________

Sua preparação

• É muito importante. Reserve um tempo razoável para isso, já em sua casa;

• Não fique conversando com quem estiver a seu lado, na fila, esperando a vez de se confessar;

• Veja o que quer melhorar. Você não está se confessando só porque pecou e quer comungar, mas porque quer assumir novo compromisso, dinamizar seus dons e virtudes.

• Para seu exame de consciência, verifique alguns pontos de sua caminhada cristã e de seus compromissos:

*Sua comunhão com Deus: sua vida de oração, sua participação na vida da Igreja e da Comunidade, seu batismo vivido como compromisso de fé e amor, etc.;

* Sua comunhão com os irmãos e irmãs: começando pelas pessoas mais próximas, na família, no trabalho; seus gestos solidários, o perdão generoso; o respeito à dignidade dos outros; a justiça vivida no dia-a-dia; a fidelidade em cada ação etc.;

* Você e seu mundo: suas dificuldades, suas exigências, seu projeto de vida, suas limitações, seus sonhos e esperanças etc.
________________________________

Ao se confessar

1. Comece seu encontro com Deus, junto ao Sacerdote, fazendo o sinal da cruz.

2. Depois, diga: “Padre (Frei), estou aqui para me confessar” ou “Padre (Frei), dê-me sua bênção porque pequei.  Faz …. (diga o tempo) que não me confesso mais. Meus pecados (faltas, erros) são os seguintes”: (diga as faltas)

Lembre-se

1. O momento da confissão é importante para saborear a presença da misericórdia de Deus, para celebrar a graça do perdão. Seja breve, simples, claro e direto.

2. Se você está precisando de orientação psicológica ou espiritual, diga isto no início do encontro.

3. Não se justifique, contando histórias ou lembrando fatos que possam parecer importantes. Você poderá sempre ter razão, mas a confissão quer arrependimento, consciência nova e mudanças;

4. Pense que outras pessoas também querem se confessar.

 

Após a confissão

• Agradeça a Deus a graça da reconciliação recebida

• Reforce seu desejo de mudança

• Viva seu propósito.
________________________________

Oração de ação de graças

Senhor Jesus, que abriste os olhos aos cegos e curaste os enfermos, que perdoaste a pecadora e confirmaste Pedro em teu amor, após sua negação, eu te agradeço o perdão de meus pecados; renova em mim o teu amor, faze de mim um instrumento de tua paz e concede-me viver em caridade fraterna, para que eu possa anunciar ao mundo a ternura do teu coração. Amém.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print