Newsletter

Notícias da Paróquia › 17/06/2015

Paróquia Porciúncula: há 50 anos com Santo Antônio

festa_sto_antonio_s0615

Niterói (RJ) – Mais uma vez, a Festa de Santo Antônio ocorrida nos dias 12, 13 e 14 de junho foi um grande acontecimento na nossa cidade e uma amorosa manifestação de fé. Com o tema “50 anos com Santo Antônio”, também celebramos o Cinquentenário da Paróquia Porciúncula de Sant’Ana e o Cinquentenário dessa grandiosa Festa em homenagem a esse amado santo franciscano; comemoramos com celebrações de Missa, bênçãos e também com barracas de brincadeira, roupa, doces e salgados, quadrilha, música ao vivo…

Durante toda a Trezena de preparação da Festa, em que foram feitas reflexões sobre a família e a comunidade, houve presença significativa. A comunidade atendeu o pedido do pároco e trouxe pães distribuídos em todos os dias. Não houve quem saísse da Trezena sem o pão partilhado!

Assim escreveu Frei Salésio em sua mensagem do pároco no site em 09/06, Comunidade-Família: “Deus seja louvado em Você e por Você, filho e filha de Deus, devoto e devota de Santo Antônio, presença vigorosa e bendita em nossa Comunidade Paroquial da Porciúncula, nossa família de ontem e de hoje. Celebremos! Nós merecemos também”! A Comunidade respondeu a esse convite celebrando Santo Antônio num clima de alegria e de fraternidade.

O dia do Santo amanheceu com o sol brilhante. A igreja esteve lotada de fiéis durante todo o dia; ora participavam das várias missas celebradas, ora recebiam a bênção ministrada pelos freis da Casa. Foram distribuídos mais de 40.000 pãezinhos de Santo Antônio. As ruas Miguel Couto e Otávio Kelly estiveram lotadas durante todo o dia, no fim da tarde, com brincadeiras das crianças, e, especialmente à noite animada com show de música ao vivo.

Durante todo o dia várias missas foram celebradas pelos freis da Casa. Nosso Arcebispo, Dom José Francisco, celebrou a Missa das 11h. Em sua homilia disse da alegria de estar novamente celebrando conosco e falou sobre a vida de Santo Antônio. A última Missa foi celebrada por Frei Salésio, nosso pároco. Em sua homilia, lembrou alguns ensinamentos deixados por Santo Antônio, como: não podemos desistir diante das dificuldades; saber que em Deus tudo é possível; e escolher sempre o que nos pode ajudar a servir mais a Deus e aos irmãos. Frei Salésio agradeceu a todos os que contribuíram para a realização da Festa: aos que participaram trazendo bolos, pães e alimentos, ao apoio dos empresários, às autoridades, à comissão organizadora, aos inúmeros voluntários que trabalharam incansavelmente nos preparativos e na realização das atividades religiosas, sociais e recreativas. Após a Missa, uma multidão acompanhou a procissão, rezando e cantando: “Santo Antônio, rogai por nós! Santo Antônio, rogai por nós! … Santo Antônio, intercedei a Deus por nós”!

A Festa estendeu-se até domingo, com a presença da família niteroiense e dos municípios vizinhos.

Viva! Viva! Viva a Porciúncula! Há 50 anos com Santo Antônio!

Deus seja louvado!

Mercês Brandão

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.