Newsletter

Notícias da Paróquia › 21/09/2021

Novos Ministros da Eucaristia


“A Eucaristia é “fonte e centro de toda a vida cristã”

No dia 19 de setembro, a Paróquia realizou a investidura de 11 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. A Cerimônia de investidura foi celebrada pelo Frei Sergio Pagan, orientador espiritual dos MESCs.

A preparação aconteceu nos dias 4, 11 e 18 de setembro. Foi dirigida pelo Frei Sergio Pagan e pelas coordenadoras dos MESCs Claudia e Ilza. Os encontros abordaram temas como a missão, o agir e o compromisso do MESCs, aquele que leva o corpo de Cristo. “É preciso saber que ser MESC é uma missão” afirmou a coordenadora Claudia

Na véspera da investidura, 18 de setembro, os candidatos realizaram um ensaio geral para tirar dúvidas e se preparar para o momento da cerimônia. Os novos Ministros Extraordinários também vivem um momento de espiritualidade com adoração ao santíssimo e absolvição dos pecados.



Para chegar ao Ministério da Sagrada Comunhão, os candidatos passaram por um caminho. Geralmente, os candidatos a ministros, realizam um curso na Arquidiocese, porém, diante da pandemia do COVID, o curso da Arquidiocese está suspenso. Grande parte dos MESCs da Porciúncula são idosos e do grupo de risco, diminuindo a quantidade de MESCs. Com isso, nossa paróquia foi autorizada, pelo Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, a realizar um curso preparatório internamente para os novos e assim que retornar o curso na Arquidiocese, os mesmos o farão.

Nossas preces a Deus pelos novos MESCs Ana Marta Cysneiros, Álvaro Cysneiros, Beatriz Alhanati, Carla Carneiro, Camila Silveira, Kaury Miranda, Luiz Cristofori, Margareth Nobre,  Maria de Fátima Poube, Rachel Tinoco e Ruth Melo.

A nova Ministra Maria de Fátima compartilhou como foi o caminho até se tornar Ministra.

“Foi quando na primeira semana de agosto, mês dedicado às vocações,
Frei Sergio, convidou-me para ser MESC.
Mais uma vez, em resposta às minhas
orações, senti o chamado de Deus, para servi-lo na pessoa dos irmãos, e de
novo, completamente emocionada e com com muita alegria e humildade, disse sim.
Nessa noite, meditando a Palavra, e mais uma vez, agradecida a Deus por
tamanha deferência, e pedindo-Lhe humildade, alegria, perseverança e
entusiasmo no servir, muito emocionada, respondi sim ao novo chamado,
lembrando-me da passagem de Mateus 25, 20 …” confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei…”
Sinto-me ainda, em “estado de graça”.
Nossa cerimônia de investidura foi de muita unção, de uma beleza ímpar e preparada com muito carinho, por nossas Mescs Claudia e Ilza, para que fosse, e foi, muito especial e marcante…”

Paz e Bem!
Fotos: Carlos Papacena e Larissa Rodrigues

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X