Newsletter

Mensagem do Pároco › 20/03/2019

Fraternidade e Políticas Públicas

A Igreja nos propõe mais uma vez um exercício de solidariedade e de comunhão, através da Campanha da Fraternidade, cujo tema é: Fraternidade e Políticas Públicas; com o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

“A Campanha da Fraternidade tem como objetivo estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.

Entendamos bem: Políticas Públicas são as ações discutidas, aprovadas e programadas para que todos os cidadãos possam ter vida digna. São soluções específicas para necessidades e problemas da sociedade. É a ação do Estado que busca garantir a segurança, a ordem, o bem-estar, a dignidade por meio de ações baseadas no direito e na justiça.

Política pública não é somente a ação do governo, mas também a relação entre as instituições e os diversos atores, sejam individuais ou coletivos, envolvidos na solução de determinados problemas. Para isso devem ser utilizados princípios, critérios e procedimentos que podem resultar em ações, projetos ou programas que garantam ao povo os direitos e deveres previstos na Constituição Federal e outras leis.

Caminhemos. Nossa maior tentação é a de estagnar e parar.

Boa Quaresma!

 

Frei Salésio Hillesheim – Pároco

1 Comentário para “Fraternidade e Políticas Públicas”

  1. Laércio Valverde Bento disse:

    Excelente Tema, talvez seja preciso “DESENHAR” o Lema para não ficar subentendido diante daqueles que podem ser sensíveis quanto ao verdadeiro POBRE… Para que não deslizem em suas “pranchas” sem almas, permitindo assim, em nossa sociedade, outras tantas “crucificações” de pessoas esquecidas e maltratadas. Esquecer é Permitir! Não se permita ser esquecido! Os olhos que veem, são os olhos que cobram…

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.