Newsletter

Destaques, Notícias gerais › 07/02/2018

Impureza


Frase para refletir:

“É de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas essas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem” (Marcos 7, 21-23).

Prefira deletar que repassar uma besteira que recebeu (ou criou) para evitar de espalhar coisas que contaminam as consciências. Havia uma preocupação por parte dos “guardiões dos preceitos religiosos” no tempo de Jesus, sobre a pureza de costumes. Eram vários preceitos que havia para evitar da pessoa se contaminar; dentre eles, “comer sem antes lavar as mãos”, selecionar os alimentos que eram puros ou impuros, etc. Preocupados com a aparência, se lançavam a julgar o comportamento dos outros. Jesus inverte este modo de ver a pureza.

Destaca que é no foro mais íntimo, na alma, que nascem as atitudes da pessoa que a tornam impura por um comportamento inadequado. E vai mais longe. Mesmo que a pessoa nem chegue a praticar uma “ilicitude”, o simples fato de ter pensado em fazer, já a contaminou. Nós estamos continuamente alimentando nosso cérebro com tanta coisa sem sentido que recebemos nas redes sociais, nos programas de TV ou rádio, nas músicas, na facilidade de acesso a vídeos etc., que nem nos damos conta que tudo isso vai alimentando nossa alma com besteiras e com o tempo tudo isso vai gerar pensamentos e atitudes que vão contaminar nosso comportamento. De certa forma somos responsáveis por aquilo que vemos, praticamos e repassamos. Se estivermos contaminados (impuros), só vamos fazer e repassar coisas impróprias (besteiras). Pense antes de fazer. Bom trabalho!

José Irineu Nenevê

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.