VIVER A LEI DO AMOR

Dia do Catequista

            Estamos hoje encerrando o mês de agosto, dedicado às vocações, recordando neste domingo a missão do Catequista. O catequista assume diretamente o Ministério de transmitir Palavra de Deus e nos prepara para recebermos os primeiros Sacramentos: Batismo, Eucaristia e Crisma. Sabemos que a família deveria ser a primeira a ser exercer a função de Catequizadora, pelo fato de ser a Igreja doméstica.

            O Evangelho de hoje, Marcos 7, está dividido em duas partes. A primeira parte trata das tradições rabínicas ou judaicas, e é dirigida aos fariseus; tema também da primeira leitura do livro de Deuteronômio 4. A segunda parte de Marcos 7, refere-se ao que torna o ser humano puro ou impuro; neste momento, Jesus se dirige ao povo em geral, inclusive aos gentios e aos pagãos. Também na segunda parte, está a síntese do pensamento do Mestre: “não há nada fora do homem que o possa torná-lo impuro, mas o que sai do seu interior é que o torna impuro”.

            Enquanto a tradição judaica se preocupa com o exterior, o que está fora do ser humano, Jesus coloca a centralidade no interior do homem. Segundo Jesus: “é do interior do ser humano que saem os maus pensamentos, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, cobiças, injustiças, fraudes, devassidão, inveja, difamação, orgulho e insensatez; porque todos esses vícios saem do interior e tornam o homem impuro”. Jesus elenca os nossos principais pecados. Não procuremos pecados fora, porque eles estão em nosso interior.

            A grande preocupação com a exterioridade leva o fariseu e o mestre da lei ao legalismo. Jesus nos ensina um novo mandamento: “amai-vos como eu vos amei”. A lei de Jesus é a Lei do Amor. Está impressa no coração de todo ser humano ao ser criado por Deus, que é Amor. As leis são humanas, o Amor é divino. Somente o Amor pode salvar.

            Queremos neste domingo agradecer a Deus pela Catequista que tivemos ou temos, porque ela marcou e marca a nossa história de Fé. Os Catequistas foram e são integrantes de nossa vida cristã e muitas vezes de nossa vocação de consagrados: à vida religiosa ou matrimonial, ao sacerdócio ou à vida laical.

            PARABÉNS AOS CATEQUISTAS DA NOSSA COMUNIDADE. Catequista, você é muito importante em nossa Comunidade, porque vive a lei do Amor pela doação e coloca os fundamentos da Fé em nossas Famílias. Deus o abençoe sempre nesta Santa Missão.

                                                                                               Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print