Transfiguração: sinal profético da Páscoa definitiva

A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor após a profunda experiência humana no deserto, onde Jesus foi tentado por satanás, antecipa a glória da vida sobre o sacrifício da cruz, do perdão sobre o pecado e da ressureição sobre a morte. O Monte Tabor é a máxima da revelação divina, marcada por uma história libertadora do povo de Deus, com um Deus presente e que se eterniza por meio de um encontro dialogal. Tudo isso entre o anúncio profético e a revelação de Jesus com toda a humanidade. O céu e a terra não são duas realidades opostas. O divino e o humano se confundem, se confraternizam, conversam, se unem e comungam da mesma luminosidade, na qual queremos armar nossa tenda permanente. Aqui brota o desejo incontestável e inerente de todos nós. Não é pecado pensar como Pedro, Tiago e João. Todos queremos um lugar permanente, bom, alegre e festivo. É este lugar que Jesus nos concede.

Sejamos sinceros! A nossa vida cotidiana, cá entre nós, é marcada por desafios, desencontros, desânimos, enfermidades, cansaços, aborrecimentos, chateações…. muitas coisas que nos deixam desapontados, e porque não dizer, sem esperanças. Mas eis que se apresenta uma realidade toda especial. Um estar luminoso junto com aquele que é a verdadeira Luz: Jesus Transfigurado. A realidade é a mesma, mas a Luz divina do Cristo presente, transforma o nosso olhar. Já podemos olhar para nossa realidade mediante um clarão que aponta para o invisível, a Páscoa definitiva.

E por fim, todos nós somos convidados a fazer essa experiência com o Deus da Luz. O viver bem ou viver entre tantos sofrimentos, seja no Monte Tabor ou seja na planície, só terá sentido se fizermos essa experiência do Mistério da CRUZ.

Frei Colossi

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print