SANTA MARIA DO ADVENTO
Celebramos no contexto litúrgico do novo tempo, no Advento, a festa da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, a Mãe de todas as festas de Maria. Porque todas Nossas Senhoras do mundo têm no nome: Imaculada Conceição, como Aparecida, Lourdes, Fátima, Guadalupe, ou seja, todos os Santuários Marianos.
O Advento é, sem dúvida, o lugar litúrgico da devoção mariana, porque nele se entende melhor o significado de Maria. Ela mesma é Advento, é expectativa ansiosa do nascimento do Filho de Deus, que O encarnou em seu seio, conforme as palavras do Anjo na anunciação: “conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus”.
No dia 08 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX definiu o dogma da Imaculada Conceição: a Virgem Maria por graça e privilégio de Deus Todo Poderoso, foi preservada de toda mancha da culpa original, para a Concepção do Filho de Deus. Por ordem de Deus é saudada pelo Anjo na anunciação: “como cheia de graça”.
Eva e Maria são duas mulheres no projeto de Deus. No terceiro capítulo do livro do Gênesis aparece Eva, como a mãe de todos os viventes, que abusou de sua liberdade humana, com seu companheiro Adão para introduzir a desordem no plano da Criação. Deus enviou seu Filho, como o novo Adão, através de Maria, a nova Eva para restaurar o plano do Criador.
A maternidade divina é o fundamento de toda a teologia mariana: o dogma da Concepção Imaculada de Maria, sempre Virgem. Ser Mãe do Filho de Deus e nos restituir a graça que havíamos perdido pelo pecado. Maria por graça do Espírito Santo concebe o nosso Salvador e Redentor. Maria passa a ser mediadora entre Deus e os homens ao gerar o nosso Salvador.
O paraíso perdido é reencontrado na Encarnação do Verbo, o Filho de Deus que novamente nos trouxe o paraíso, a vida eterna. O plano de Deus foi restaurado através do sim de Maria: “Eis aqui a serva do Senhor e o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. O anjo proclamou: “o Senhor é contigo, bendita és Tu entre todas as mulheres e bendito é o Fruto do teu ventre, Jesus”.
Maria que tem tantos títulos pelo mundo, tantos semblantes que representam todas as raças e povos, é única: é a Mãe de Jesus, é a nossa Mãe, é a Imaculada Conceição do Brasil, é nossa Padroeira: Nossa Senhora Aparecida! Maria, conceda-nos a sua bênção e a sua proteção. Amém!
Frei Sergio Pagan