Ser Pão da Vida

  Agosto é o mês das vocações: o primeiro domingo do Padre. O segundo domingo, hoje, do Pai. O terceiro domingo dos Consagrados, o quarto domingo dos leigos e o quinto domingo de agosto celebramos o dia nacional dos catequistas. Contemplamos neste mês, todas as vocações que alimentam os famintos de amor, de partilha, de presença na família e na comunidade. Ser Pão da vida é dar-se e doar-se como alimento, sem distinção de pessoas, por amor.

                        Como o Profeta Elias, para superar o cansaço da fé, na travessia do deserto da vida vai ao encontro do Senhor (I Reis 19, 4-8), precisamos da energia que nos dá o Pão vivo descido do céu, que é Cristo, Pão da vida eterna para todo o que crê nas palavras do Senhor: “Eu sou a Pão da vida que desceu do Céu” (João 6, 41s). Após a multiplicação dos pães, Jesus se declara como o Pão vindo do Céu e que se dá como alimento para a vida eterna.

                        A Carta do apóstolo Paulo aos Efésios, no capítulo 4, nos lembra que devemos renovar o espírito e a mentalidade na busca do homem novo, para buscar o “Pão vivo descido do céu que sacia” e não o pão do consumismo, do materialismo, da ganância na disputa de heranças, do desejo insaciável de ter e de possuir sem medida que nos conduz ao vazio, à depressão, de ter tudo, mas ser infeliz.

                        Ser Pão da vida é saciar e sentir-se saciado definitivamente de paz interior, de esperança e de amor, de equilíbrio e maturidade, de silêncio e contemplação, de consciência tranquila e fraternidade. É sentir-se pleno com o Pão descido do céu. É amar e ser amado. Porque o Pão do céu é o Amor de Deus por nós. Pão passa a ter significado único: Amor. Jesus se faz Pão por Amor.

                        A busca da vida eterna é o nosso destino, mas começa aqui. A santidade se alcançará em vida: sendo Pão da vida. É fundamental abrirmos os nossos corações, deixando o passado das imperfeições: mágoas, dissabores, diferenças e nos coloquemos a caminho, como peregrinos de Deus em busca de sermos o Pão da vida. Em busca do Pai Nosso.

                        Parabéns, Pais. Que Deus que é Pai vos abençoe com saúde e os filhos os façam felizes e realizados na vocação de serem pais.

                                          Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print