PELO BATISMO SOMOS FILHOS DE DEUS
A festa do Batismo de Jesus encerra o ciclo do Natal e apresenta uma nova manifestação de Jesus, como o Messias, apresentado pelo próprio Pai: “Tu és o meu Filho Amado”. Das águas do rio Jordão surge o Salvador após ser batizado por João Batista, o precursor, que veio preparar o caminho do Senhor.
Jesus ao colocar-se na fila para ser batizado por João, embora não precisasse, o fez por solidariedade e para dizer mais uma vez, que tinha assumido a condição humana, ainda que nunca houvesse pecado. No momento do batismo, os céus se abrem e desce o Espírito de Deus em forma de pomba, é o Espírito Santo. A Trindade se faz presente no Batismo: Pai, Filho e o Espírito Santo.
Jesus de Nazaré sai do anonimato depois de trinta anos de silêncio e é o Ungido pelo Batismo com a força do Espírito Santo. O Batismo contém a primeira revelação do mistério da Trindade. O caminho do cristão passa pelas águas do Batismo que é a porta de entrada para todos os Sacramentos.
Pelo Batismo recebemos a tríplice missão: ser profeta, ser rei e ser sacerdote. Não nascemos cristãos. No Batismo, que é a porta, ingressamos na família dos filhos de Deus e como cristãos somos incorporados no Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja.
O Batismo é uma decisão de fé. O Batismo é dom e por isso não pode ser peso e nem obrigação, mas reconhecimento de nossa origem divina. Não somos apenas criaturas, mas somos criaturas divinas. Nascemos da carne, mas pelo Batismo: somos filhos e semelhantes ao Pai que nos criou, ao Filho que nos salvou e ao Espírito Santo que nos santificou.
Temos que assumir a missão de batizados de maneira livre. Conscientes que somos Filhos de Deus e que nosso destino é o mesmo de nossa origem: Deus. Crer e ser batizado é comprometer-se com a salvação e ser instrumento da justiça e da paz em Deus.
O Batismo foi o último pedido de Cristo antes de subir aos Céus: “Ide e batizai, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo”.
Obrigado Senhor pelo meu santo Batismo, porque me tornei filho e herdeiro do teu Reino de Amor. A vida além de humana, tornou-se divina. Pelo Batismo tenho como destino a vida eterna. Em que dia eu me tornei cristão? Qual a data do meu Batismo?
Frei Sergio Pagan