Recebei o Espírito Santo

Pentecostes é o culminar da Páscoa. Com esta Festa encerra-se os cinquenta dias pascais. A vinda do Espírito Santo se deu, segundo a Teologia Joanina, no dia da Ressurreição, quando Cristo Ressuscitado aparece aos Apóstolos, como proclama o Evangelho: “Recebei o Espírito Santo”.

Segundo a explicação do Teólogo Carmelita, Frei Carlos Van Basten, os Dons do Espírito Santo: são as manifestações de Deus. Vejamos o significado dos 7 Dons do Santo Espírito de Deus e como se fazem presentes em nossa vida.

1. Dom da Piedade: é o Dom de acolher o diferente e banhá-lo com afeto para integrá-lo na própria experiência de vida, na vivência da Fé. Seus frutos são: o acolhimento, fraternidade e reconciliação.

2. Dom do Temor a Deus: ter respeito ao Sagrado. É o Dom da sensibilidade interior e se deixar guiar por Deus. Seus frutos são: respeito incondicional, a busca da transcendência e a gratuidade diante do sagrado.

3. Dom da Fortaleza: é o Dom de não se deixar intimidar diante das dificuldades da dor e do sofrimento. A busca de Deus por amor. Seus frutos são: coragem na dor e decisão diante das tentações.

4. Dom da Inteligência: é o Dom de olhar para além das aparências. É buscar com sabedoria o que é eterno e não se deixar levar pelo transitório. Seus frutos são: confiança e bom senso nas escolhas diante do que o mundo oferece.

5. Dom da Ciência: é o Dom de separar e entender as diferenças de cada ser humano. Reconhecendo os talentos e a beleza de cada um, segundo a imagem do Criador. Seus frutos são: descobrir a bondade e a grandeza de cada criatura.

6. Dom do Conselho: é o Dom pelo qual o Santo Espírito abre a mente e o coração dos que creem e se deixam guiar pelo Espírito Bom. Seus frutos são: a solidariedade, o diálogo, a tolerância e a paciência.

7. Dom da Sabedoria: é o Dom de experimentar e reter o que é Bom. É o Dom de saber ouvir e auscultar. Seus frutos são: o amadurecimento, a paz interior e a grandeza da humildade para servir.

O dia de Pentecostes, que se dá no mesmo dia da Ressurreição, segundo o Evangelista João 20,19: Jesus aparece aos Apóstolos de maneira inesperada e transmite em primeiro lugar a paz: “a Paz esteja convosco”. Em seguida Jesus os envia para a Missão soprando sobre eles e dizendo: “recebei o Espírito Santo e aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados”. Jesus assim cumpre a promessa que lhes tinha feito várias vezes: “como o Pai me enviou Eu vos envio, recebei o Espírito Santo”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print