No último domingo, 04 de agosto, a Pastoral do Surdo da Paróquia Porciúncula de Sant’Ana completou 23 anos. A data foi marcada por muita comemoração e um evento especial com convidados.
A paróquia recebeu mais de 80 membros de pastorais do surdo de diversas paróquias do estado do Rio de Janeiro, como: São Gonçalo, Macaé, Tijuca, Nova Iguaçu, Lagoa, Campo Grande e Vargem Pequena, para celebrar este momento. O encontro teve como temática “Amem uns aos outros assim como Eu vos amei” Jo 13, 34.
A acolhida foi com um grande café da manhã para todos os presentes. Frei Sergio Pagan, orientador espiritual da pastoral, foi o responsável por conduzir os momentos de espiritualidade do grupo, ministrando uma palestra sobre o amor de Deus e o momento do perdão, onde os surdos fizeram sua confissão. No momento do perdão especial, os surdos anotaram seus pecados e arrependimentos em um papel, refletindo sobre as mudanças e depois colocaram fogo neste papel. Após o frei fez um momento de absolvição individual.
O encerramento foi na missa das 11h com toda comunidade paroquial. Um representante de cada paróquia entrou em procissão com a bandeira de sua comunidade.
Frei Sergio destacou a alegria que a comunidade paroquial sente em ter a Pastoral do Surdo há 23 anos na comunidade sendo um exemplo de amor, dedicação e doação pelo próximo.
No final da missa, os intérpretes de libras foram convidados a receber a bênção de suas mãos, instrumento de comunicação.
A comunidade da Porciúncula de Sant’Ana se orgulha do trabalho da Pastoral do Surdos durante todos esses anos.
Paz e Bem!
Fotos: Carlos Papacena – Pascom Porciúncula