Outubro, mês das missões

missao_servir

 

Iniciamos o mês das missões. Repleto de santos missionários, o mês de outubro nos privilegia com essa dimensão fundamental da Igreja e de todos nós, discípulos de Jesus: a participação no testemunho, anúncio e propagação de Jesus.

Nesta perspectiva, a Igreja no Brasil, particularmente, tem nos ajudado a sentir que somos família missionária, imbuídos do mesmo vigor de Jesus e chamados a reforçar as nossas atividades missionárias e a de todos os que deixam suas casas, terras e nações, para o anúncio direto e explícito.

Um tema específico também é proposto à nossa reflexão pela Igreja no Brasil: o serviço: “Quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos” (Mc 10,44). Ele nos conecta diretamente ao Documento de Aparecida na sua perspectiva de que missão é “ir para”, “encontrar-se com” e “estar com”. O próprio Papa Francisco tem gostado de nos interpelar como “Igreja em saída”. Com isso, nos orienta para quais destinos o Senhor da Messe nos envia e em que direção nos quer caminheiros.

É bem certo que a missão começa e se faz plena nos pequenos gestos de serviços a quem quer que seja, aos de perto, de nossa família e casa, aos pobres e enfraquecidos, aos doentes, aos excluídos e explorados. A missão sempre começa pelo serviço; não podemos esquecer isso. E serviço é sempre uma ação presencial, é comunhão com o outro, é dedicação e doação a ele.

O Senhor conta conosco para torná-lo amado e conhecido.

Frei Salésio Hillesheim 

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print