A quem procuras?

que_procuras

Duas perguntas intrigantes são feitas a Maria Madalena no Evangelho de João 20,11-18, uma pelos anjos e outra pelo próprio Senhor ressuscitado: “Mulher, por que choras?” e “a quem procuras?” O choro tem suas razões e a procura muitas outras. Numa frase simples e espetacular, Maria diz a Jesus, pensando que ele fosse um jardineiro, como resposta às perguntas que lhe são feitas: “Se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

Na verdade, Maria Madalena está dizendo que sua história é uma história de gratidão e de amor. Ela havia sentido o quanto a misericórdia tinha tocado as entranhas mais profundas de seu ser, provindas daquele que não tinha nenhuma palavra e condenação, mas de salvação.

As perguntas feitas a Maria Madalena são também as que constantemente são feitas a cada um de nós: “Por que choras?” “A quem procuras?”. O Senhor se deixa encontrar: essa é a verdade última. Acompanha-nos nas encruzilhadas da vida e nos faz saber que somos os privilegiados de seu amor misericordioso. Possamos encontrá-lo sempre.

 

Frei Salésio Hillesheim

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print