A Festa de Santo Antônio já começou: a preparação e a Trezena já nos colocam em clima de festa. Com fé, empenho e profunda devoção, a festa está sendo organizada pela coordenação, pelas equipes de liturgia e por todos aqueles que colaboram com este momento especial: seja por meio da doação de alimentos, da venda de rifas, da fabricação do bolo, de doações diversas, patrocínios ou pela atuação no serviço voluntário. A Trezena deste ano contará com a participação de diversos freis de outras fraternidades, muitos dos quais já exerceram sua missão evangelizadora na Paróquia Porciúncula de Sant’Ana. Convidamos todos a participarem da Trezena, que ocorrerá durante as missas das 18h, de domingo a sexta-feira, e aos sábados, às 16h, com início no dia 31 de maio. Assuma um compromisso com Santo Antônio: participe, reze e acolha as graças de Deus, por sua intercessão. O objetivo da festa é fortalecer a fé, praticar a caridade e renovar a esperança, por meio da devoção a Santo Antônio. Fortalecemos a fé ao participar das celebrações, acolhendo a ação salvadora do Senhor Ressuscitado em nossas necessidades, súplicas e desejos de viver o amor, a felicidade e fortalecer os laços familiares. Praticamos a caridade porque, sendo profundamente amados por Deus, partilhamos — com alegria — os frutos financeiros da festa com os mais necessitados, por meio da ação social da Paróquia. E renovamos a esperança ao vivermos a experiência concreta do amor de Deus por meio da intercessão e dos ensinamentos de Santo Antônio. A fraternidade se manifesta pelo serviço voluntário durante a festa, pela acolhida fraterna aos visitantes e pelo fortalecimento dos laços de amizade entre todos os que passam por esse momento de fé e celebração.
Neste Ano Santo do Jubileu do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, somos convocados pela Igreja a celebrar a Festa de Santo Antônio à luz da virtude da Esperança. O tema da Festa de 2025 é: “Santo Antônio e a Esperança”. É na certeza de que o Senhor Jesus Ressuscitado caminha com a sua Igreja que celebramos com alegria esta festa. Que possamos abrir o coração para vivermos dias de intensas celebrações e profunda fraternidade, sustentados pela esperança que brota do Coração de Jesus e que foi tão bem acolhida por Santo Antônio.
Desde já, agradeço — em nome da Paróquia Porciúncula de Sant’Ana — a todos que fazem parte da Festa de Santo Antônio de 2025: aos voluntários, trabalhadores, freis que virão pregar a Trezena, benfeitores, doadores e a todos os que participam conosco. Que Santo Antônio interceda por todos e que Deus vos abençoe!
Frei Jorge Paulo Schiavini