Frades do Pró-Vocações visitam a Porciúncula

Nos dias 12 e 13 de março, a Paróquia Porciúncula de Sant’Ana recebeu a visita do Frei Jeâ Paulo e do Frei Gabriel Dellandrea, do Pró-Vocações e Missões Franciscanas. O Pró-Vocações e Missões Franciscanas tem como principal missão a divulgação do carisma franciscano e a manutenção das Casas de Formação da Província.

Os Frades participaram das missas do fim de semana, sábado e domingo, e estiveram em contato com benfeitores que colaboram com essa missão. Os Frades conversaram e acolheram os que desejaram conhecer mais sobre o PVF.

Durante sua homilia, no sábado dia 12, Frei Gabriel Dellandrea reforçou a importância do Pró-Vocações para os frades estudantes e para a missão de Angola. Frei Jeâ destacou o grande número de benfeitores em Niterói e como estar visitando a comunidade os alegra.

Na missa de domingo, dia 13, presidida pelo pároco, Frei Salésio Hillesheim, o Frei reforçou que essa visita é a primeira depois de dois anos, com o período de pandemia tudo ficou suspenso. Também reforçou que é muito importante esse contato da comunidade e benfeitores com o PVF.

Se você quiser ajudar o Pró-Vocações é fácil:
ligue (11) 5576-7990
ou (11) 5576-7990 (whatsapp)
ou mande um e-mail para
pvf@franciscanos.org.br
ou procure a secretaria paroquial.

Paz e Bem!

Conheça a história do Pró-Vocações
 Pró-Vocações e Missões Franciscanas da forma como o conhecemos hoje, já tem mais de 30 anos de história, tendo sido fundado em 1986. Contudo, a primeira semente já tinha sido plantada em 1976 no Convento Santo Antônio, no centro do Rio de Janeiro. A iniciativa nasceu da sensibilidade do coração de uma terceira franciscana, Maria Arietta, e de Frei Floriano Surian, que sentiram a necessidade e a corresponsabilidade de fomentar a vocação religiosa, de forma prática, angariando recursos para ajudar seminaristas carentes. Os dois iniciam seu projeto através da venda de cartões desenhados por Frei Floriano, contudo, com o tempo as pessoas passaram a dar donativos também para as vocações. Através da experiência do Rio de Janeiro, Frei Alberto Esteves apresenta o serviço a Província bem como a possibilidade de ampliar para os outros estados. Em 1986 é criado então, o Pró-Vocações Franciscanas com a missão de divulgar o carisma e a espiritualidade franciscana, angariar recursos para a sustentabilidade dos seminários e a formação dos frades estudantes.

Com o tempo, Frei Alberto sente a necessidade de alguém que esteja dedicado exclusivamente a este trabalho, a Província então nomeia como coordenador Frei Reynaldo Ameixeira para o Pró-Vocações e com o tempo também vieram Frei Edrian Pasini e Frei Antônio Andrietta.

Frei Reynaldo se mostra um grande empreendedor, de sua arte e dedicação surge o uma pequena lojinha chamada VOFRAN, produzindo materiais devocionais e vocacionais. Em 1987, lhe vem uma de suas grandes inspirações: a feira de Santa Clara. Todos os seminários participavam trazendo produtos feitos por eles: linguiça, mel, compotas, biscoitos, vinhos.

O Pró-Vocações se torna um grande aliado da animação vocacional, seja na confecção de materiais, seja no apoio financeiro. Neste mesmo ano, damos inicio à Exposição Franciscana de Presépios e a Feira de Natal, a repercussão é tão positiva que começa a se tornar uma tradição.

Em 1991, o Pró-Vocações ganha um grande reforço, Frei Mário Luiz Tagliari, que vem participar e fortalecer a equipe ao lado de Frei Reynaldo e Frei Severino. O projeto cresceu e precisava de espaço para se organizar. Por isso, em 1993 é celebrada a bênção das novas salas do Pró-Vocações Franciscanas, agora no térreo do convento São Francisco de Assis, dando condições de acolhermos cada vez melhor nossos benfeitores.

Com a saída de Frei Reynaldo, o Pró-Vocações precisava de reforço, o qual ocorreu em 1995 com a vinda de Frei Atílio Abati. Ele logo assumiu uma tarefa importante de zelo e cuidado aos benfeitores: responder às numerosas cartas que nos chegam. Papel este desempenhado com carinho por ele. Em 1997, a Província solicita ao Pró-Vocações que trabalhe também em prol das missões. Sendo assim, passa-se a chamar: Pró-Vocações e Missões Franciscanas. Frei Atílio Abati foi eleito animador das missões, com o objetivo de ser um elo entre a missão em Angola e o Brasil, bem como percorrer as comunidades apresentando o trabalho missionário. Um sonho teve condições de se concretizar em 1999, reunir um grande número de benfeitores para um momento de troca de experiências e religiosidade. Nascia o primeiro retiro de benfeitores no Seminário Santo Antônio em Agudos.

Em 2003, com uma nova equipe, Frei Airton da Rosa Oliveira e Frei Marcos Melo, começamos a intensificar nossa presença em vários estados, através de Romarias, cursos de espiritualidade e retiros. Em 2007, são retomadas às visitas a todas as comunidades franciscanas, bem como a implantação de um projeto pensado por Frei Reynaldo: os elos de união (representantes do PVF em suas comunidades). Neste mesmo período, houve uma grande parceria com o Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, com o intuito de transformá-lo em um espaço franciscano de acolhida aos romeiros que vinham conhecer o nosso primeiro santo do Brasil: Santo Antônio de Sant’Ana Galvão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print