Trezena de Santo Antônio

Meus queridos paroquianos e paroquianas,

Se não fosse a pandemia, estaríamos extremamente ocupados em preparar juntos a Festa de Santo Antônio, tão querida para nossa Comunidade Paroquial. Infelizmente, tudo que fazíamos se tornou quase impossível. Restam, porém, algumas atividades que ainda são possíveis e que propomos para todos, de modo que todos possam participar bem:

  1. Celebrar bem a trezena: Ela tem neste ano um tema geral bonito, ligado ao tema da Campanha da Fraternidade/2020: Santo Antônio, samaritano ontem e hoje. O que Santo Antônio fazia no seu tempo, ele usa de nossas mãos para fazer hoje. Nosso hoje é o ontem dele e o samaritano novo que ele faz nascer em cada um de nós.
    1. Uma trezena virtual: como ainda precisamos manter certo distanciamento, a opção mais viável é a de fazermos a trezena dentro de nossa celebração eucarística diária, às 8h da manhã e aos domingos às 11h.
    1. Uma trezena devocional: Não vamos privilegiar a palavra, a pregação. Daremos mais destaque à oração. É disso que precisamos mais nestes momentos de aflição, isolamento, cansaço e fragilidade.
    1. Uma trezena-caminhada, itinerário espiritual: para cada dia tomaremos, ligando com o evangelho do dia, uma palavra de ação, como roteiro para um trabalho espiritual do dia. Para iluminar a palavra-chave, também teremos um pensamento de Santo Antônio para cada dia.
    1. Uma trezena solidária: Nossos dias são, mesmo na limitação de muitas saídas, dias de solidariedade. Tudo indica que durante a trezena já poderemos ter a secretaria aberta, para receber as doações. Os produtos de maior necessidade ainda serão indicados. Também estará sempre disponível a conta bancário para depósitos.
  • Celebrar bem a festa: Mesmo não podendo estar juntos na igreja, teremos diversos horários de celebração eucarística, que serão transmitidas pelo Youtube e Facebook. Não haverá distribuição de pães.
  • Enfim, devemos nos preparar para o retorno às atividades paroquiais e de igreja. Não temos previsão de quando isso vai acontecer, mas o isolamento pode nos ter acostumado mal em termos de nos permitir uma indisposição para atos comuns e solidários. A igreja será sempre lugar de encontro. Nada melhor do que isso. Nossa proximidade física será essencial para sairmos da crise pandêmica que nos afetou a todos. E tudo será muito bom.

Saudações a todos. Enfrentemos este momento com esperança, oração e comunhão. Isso nos salvará e nos fará mais comunidade e mais irmãos e irmãs.

Frei Salésio Hillesheim

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print