Festa de Santo Antônio 2021

“É tempo de cuidarmos das coisas boas que Deus plantou e planta em nossos corações” com essas palavras do pároco, Frei Salésio Hillesheim, a comunidade da Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, em Niterói, festejou o dia de Santo Antônio.

Foto: Carlos Papacena

O dia de Santo Antônio, 13 de junho, foi celebrado na Porciúncula com Missas, bênçãos e carreata, uma novidade deste ano de 2021. As missas foram celebradas pelos frades da fraternidade: Frei Luiz Colossi, Frei Luiz Henrique, Frei Sergio Pagan e Frei Salésio Hillesheim. A missa das 11h foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende.

            Em sua homilia, Dom José Francisco, destacou que a pandemia mostrou o que é essencial para cada um e reforçou que Santo Antônio sabia o que era essencial para ele: a palavra de Deus. “Tivemos que fazer uma parada neste corre e corre que vivíamos. Fomos obrigados a parar! Parar também para refletir sobre tantas coisas, aquilo que de fato é o essencial, aquilo que de fato é o importante. Quanta coisa tivemos que deixar, porque elas não eram importantes”

Foto: Carlos Papacena

            O Arcebispo destacou ainda que Santo Antônio nos ensina sobre semear “nós podemos dizer que Santo Antônio foi esse grande semeador, testemunha e anunciador do reino. Ele semeou como homem da palavra de Deus. Ele viva essa palavra através do coração.” encerrou Dom José Francisco.

            Após a celebração, a comunidade saiu em carreata pelas ruas do bairro de Icaraí. O Pároco, Frei Salésio, conduziu a carreata e a imagem de Santo Antônio passou pelas ruas abençoando a todos. Entre as músicas, Frei Salésio deu sua bênção aos que passavam e deixou sua mensagem “estamos em uma caminhada pela vida, junto com os médicos, enfermeiros, com quem atua nos hospitais. Essa hora é a hora da vida. Vamos cuidar das vidas! O amor vai vencer, com amor todas as dificuldades serão superadas.”

Foto: Carlos Papacena

Neste ano, com o objetivo de evitar aglomerações, diante da pandemia da Covid-19, as mídias sociais tiveram destaque nas festividades de Santo Antônio. Toda programação foi transmitida ao vivo pelas redes sociais para garantir a participação de toda comunidade.

Foto: Carlos Papacena

Santo Antônio, rogai por nós!
Paz e Bem!

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print