1º Domingo do Advento

VIGILANTES E ESPERANÇADOS PELA VINDA DO SENHOR

Neste primeiro domingo de dezembro, iniciamos na Igreja um novo ano litúrgico, com o início do Advento. Advento, significa tempo de preparação, de iluminação, de vigilância. A cada novo domingo, acendemos uma vela a mais na coroa do advento, que tem a finalidade de jogar um facho de luz dentro e fora de nós, na expectativa da vinda do Senhor.

O Evangelho de Lucas (21,25-36) nos exorta a ficarmos atentos aos sinais no sol, na lua e nas estrelas. Vigilantes e acordados na expectativa da vinda do Senhor! Será que Jesus, ao exortar os seus discípulos, pretendia criar um clima de tensão ou de vigilância permanente, como alguém que cuida da segurança de um aeroporto, ou de uma torre, que está atento contra o inimigo que se aproxima? Aqui não se trata de viver o tempo todo acordado ou despertando no meio da noite restauradora de sono para rezar o tempo todo, criando assim um clima tenso e, muitas vezes, tóxico na vivência familiar. A vigilância, colocada no Evangelho, é uma exortação aos cristãos, para que vivam o seu projeto na construção da justiça, da verdadeira paz, da verdadeira alegria na contínua prática do bem.

Esta página do Evangelho nos coloca na perspectiva da segunda vinda do Senhor. A primeira, se deu no nascimento da criança de Belém. A segunda vinda, acontece a cada ano, a cada dia, a cada momento que celebramos esta chegada de Cristo no meio de nós, de nossas famílias, de nossas comunidades.

Algumas sugestões na linha da sã vigilância e expectativa da vinda do Senhor:

1) Assim como nas empresas se fazem balanços, prestação de contas para fechar o ano, também nós somos exortados a fazer um bom exame de consciência, em vista do resgate daquilo que não foi tão bem, ou que deixamos de fazer em 2024. Recomendamos ainda uma boa confissão, em vista da preparação ao Natal do Senhor;

2) Advento é tempo de luz, de preparação dos espaços internos e externos. Diante disso, que tal construir um presépio no cantinho da casa ou do seu jardim, colocando nele não somente os presentes de fim de ano, mas sobretudo o Menino Jesus, para que seja contemplado, diariamente na nossa vida;

3) Participar, na medida do possível, das novenas de Natal em família ou em comunidade, que são ótimos instrumentos para bem pavimentar a nossa expectativa da vinda do Senhor, neste Natal que se aproxima.

Que o Espírito do Senhor possa bem iluminar nossas atitudes concretas, para que vigilantes e esperançados, preparemos dentro e fora de nós, o nascimento do Menino Deus!

 

Frei Ivo Müller

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print